PESQUISAS

A Fundação PROCON.SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, realiza levantamentos de preços, taxas de juros e tarifas bancárias de produtos e/ou serviços no mercado de consumo, com a finalidade de informar o consumidor, permitindo-o o exercício da escolha consciente.

Além das pesquisas comparativas são também realizadas pesquisas comportamentais, com o objetivo de identificar os principais problemas de relação de consumo detectados no mercado, como também o perfil do usuário reclamante desse tipo de produto e/ou serviço.

Comparativas de Preços

Comportamentais

MERCADO DE CONSUMO X PÚBLICO LGBTQIAP+ PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR 2024

Com o enfoque de levantar os desafios vividos no mercado de consumo pela população LGBTQIAP+, o Núcleo de Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP, realizou pesquisa com o público LGBTQIAP+, tomando como base a percepção do consumidor.

PLANO DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

O Sistema Único de Saúde (SUS), que determina o acesso integral aos serviços de saúde para todos os brasileiros, infelizmente é incapaz de absorver toda a demanda e muitas vezes se revela ineficiente para prestar um atendimento de qualidade. Diante disso, presenciamos nos últimos anos um crescimento muito grande do mercado dos planos de saúde.

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente

Diante da consciência de que os recursos naturais são bens inestimáveis e finitos, vivemos o desafio de compatibilizar a garantia de qualidade de vida para todos, com a promoção do crescimento econômico e a necessidade de preservação ambiental.

CDC NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

No dia 15 de março é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, e no dia 11 faz 33 anos que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor, seis meses após a sanção da lei que estabeleceu o CDC, em setembro de 1990. O Núcleo de Pesquisas da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP elaborou pesquisa com os consumidores, com objetivo de levantar se ele tem conhecimento dos direitos básicos previstos nessa importante ferramenta, se já utilizou o CDC para resolver problemas de consumo e, se foi eficaz, segundo a ótica do entrevistado. Foi questionado também sobre a utilização dos serviços da Fundação.

Inteligência Artificial no Atendimento ao Consumidor

O primeiro passo para a aplicação de Inteligência Artificial (IA) no atendimento ao consumidor é entender como a empresa se comunica com o cliente para auxiliá-lo com dúvidas, demandas e reclamações, seja por canal de atendimento próprio, ou então utilizando o WhatsApp e as redes sociais¹. A Inteligência Artificial, cada vez mais está inserida no mercado de consumo, é uma ferramenta que promete ajudar a automatizar e aprimorar o atendimento e o relacionamento com consumidores. Diante disto, o Procon-SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou enquete para saber a opinião dos consumidores em relação ao atendimento realizado por sistemas baseados em Inteligência Artificial, cada vez mais comuns nos canais de interação das empresas com seus clientes.

Produtos Falsificados – Percepção do Consumidor

Toda produção e comercialização de produtos, especialmente os industrializados, exige a observância de normas e regras que visam garantir a saúde e segurança dos consumidores. Além das regras de proteção do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), há normas específicas editadas por órgãos de controle e fiscalização, em especial a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (que monitora vários produtos, tais como: alimentos, cosméticos, medicamentos, produtos de cannabis, produtos para saúde, saneantes e tabaco)1 e também certificações obrigatórias, tais como as expedidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO...

Discriminação nas Relações de Consumo

As relações de consumo permeiam nosso cotidiano. São relações que ocorrem sempre na interação entre um ou mais consumidores e um ou mais fornecedores. Este último, por meio de seus dirigentes, funcionários ou terceiros. Nessas relações podem ocorrer infrações aos direitos do consumidor como também contra à cidadania.

Proteção dos seus Dados e a LGPD

O nome das pessoas, endereço, telefone, e-mail, hábitos de lazer e consumo, dentre outras coisas, são informações importantes para quem quer vender produtos e serviços. Com base nesses dados...

Poder de Compra na Pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de isolamentos e restrições que afetaram a economia, mudaram hábitos de consumo e o poder de compra dos consumidores. Desde o inicio deste evento, a Fundação Procon-SP tem realizado diversas atividades para orientar e proteger os consumidores...

Seguro DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT existe desde 1974. É um seguro contratado compulsoriamente no momento do licenciamento dos veículos. Tem como objetivo garantir a indenização de vítimas de acidente de trânsito, cobrindo os eventos por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. Em 2021 a taxa (prêmio) do seguro, usualmente cobrada no ato do licenciamento do veículo...

Turismo na Pandemia

Em razão da pandemia do Covid-19, o setor de turismo sofreu um grande impacto já que o isolamento social, medida necessária para tentar minimizar o contágio, impediu suas atividades. Consumidores que compraram passagens aéreas, pacotes turísticos e serviços afins, se viram impedidos de usufruir o que contrataram e na iminência de possíveis...

Criança e Adolescente na Internet - Segurança

Cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil1. Esse número de 2019, certamente deve ter se ampliado com a situação da pandemia da Covid-19 que obrigou o distanciamento social e colocou a internet como a principal alternativa para muitas crianças e adolescentes interagirem, seja para estudos ou outra forma de socialização...

Pessoa com deficiência e o Mercado de consumo

As relações de consumo ocorrem sempre que um fornecedor comercializa um produto ou serviço e ao menos um consumidor recebe a oferta ou efetua a compra. Essa relação, no entanto, é reconhecidamente desigual. Naturalmente os consumidores entram na relação em desvantagem, pois, sendo o fornecedor quem coloca seu produto ou serviço no mercado, é ele que detém todas as informações e detalhes sobre o que está disponibilizando, inclusive o seu preço...

Compras pela Internet

As vendas a distância existem há muito tempo. Inicialmente eram feitas por telefone ou mesmo por correspondência e com ao advento da internet tornaram-se recorrentes, ampliando as possibilidades de venda e atingindo cada vez mais consumidores...

Impacto do coronavírus na vida do consumidor

Neste momento atípico pelo qual atravessamos (a pandemia do COVID-19), a Fundação PROCON-SP antevendo que questões também atípicas e urgentes nas relações de consumo podem surgir, resolveu realizar, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do PROCON-SP, uma pesquisa de opinião sobre as experiências que os consumidores podem estar vivenciando.

Segurança de Brinquedos

Produzido para ser utilizado por um consumidor considerado hipervulnerável1, o brinquedo deve garantir segurança aos seus usuários. Por essa razão, há uma série de normas e exigências que devem ser seguidas e consideradas por seus fabricantes e comerciantes. Essas normas são fiscalizadas tanto pelo INMETRO quanto pelo Procon e outros órgãos de proteção, mas cabe ao consumidor tomar alguns cuidados no momento de adquirir e oferecer um brinquedo a uma criança.

Mão de Obra Escrava e/ou Infantil nas Relações de Consumo

A relações de consumo envolvem questões que vão além da aquisição. Ao optarmos por um determinado produto ou serviço, estamos estimulando sua produção. Se algum meio ilícito foi utilizado na produção, podemos estar, mesmo sem querer, encorajando práticas ilegais ou que desrespeitem a dignidade humana, tais como a exploração de mão de obra escrava e/ou infantil.

Taxa de Conveniência

As empresas que promovem a venda de ingressos pela internet ou telefone usualmente cobram uma “Taxa de Conveniência”. Justificam tal cobrança pela facilidade que o consumidor teria de comprar um ingresso sem sair de casa, no entanto, os consumidores têm contestado a cobrança, por motivos variados, pois não percebem a real conveniência.

Patinetes Elétricos

Em face da oferta e utilização crescente de patinetes elétricos como alternativa de mobilidade urbana e considerando que na cidade de São Paulo a Regulamentação específica para o serviço de compartilhamento e uso desses equipamentos é bastante recente, investigamos a percepção dos consumidores sobre a oferta e utilização deste equipamento. A íntegra da pesquisa e seus resultados apresentamos a seguir.

Gorjeta em Bares e Restaurantes

O pagamento é opção do consumidor, que deve ser informado, prévia e adequadamente, sobre o percentual sugerido que incidirá sobre o valor total da conta. Porém, infelizmente nem todos consumidores são adequadamente informados, conforme verificado, dentre outras constatações, na pesquisa sobre o tema, efetuada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que se bem utilizada pode ajudar o consumidor no controle de suas finanças. Porém, se não utilizado corretamente é também um dos meios de pagamento que mais geram inadimplência e endividamento. Visando verificar o que de fato está ocorrendo com os consumidores após a entrada em vigor de novas regras, realizamos a pesquisa apresentada neste relatório.

Tarifas Bancárias

Serviços Prioritários e Pacotes Padronizados