




Outros Levantamentos
PESQUISAS
A Fundação PROCON.SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, realiza levantamentos de preços, taxas de juros e tarifas bancárias de produtos e/ou serviços no mercado de consumo, com a finalidade de informar o consumidor, permitindo-o o exercício da escolha consciente.
Além das pesquisas comparativas são também realizadas pesquisas comportamentais, com o objetivo de identificar os principais problemas de relação de consumo detectados no mercado, como também o perfil do usuário reclamante desse tipo de produto e/ou serviço.
Cesta Básica
Mensal
Anual
Comparativas de Preços
Climatizadores e Ventiladores
Bronzeadores e Protetores Solares
Máscara e Álcool Gel
Lojas Free Shop x Lojas Virtuais
Eletrodomésticos
Materiais para Pintura
Material Escolar
2023
2022
2020
- São Paulo – Capital(divulgada em janeiro/20: coleta presencial)
- Baixada Santista
- Bauru
- Jundiai
- Marília
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- São José dos Campos
- Sorocaba
2019
- Aracatuba
- Baixada Santista
- Bauru
- Jundiai
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- São José dos Campos
- Sorocaba
2018
Produtos de Páscoa
Produtos para a Ceia de Natal
Produtos para o Dia das Mães
Produtos para o Dia dos Pais
Comportamentais
Discriminação nas Relações de Consumo
As relações de consumo permeiam nosso cotidiano. São relações que ocorrem sempre na interação entre um ou mais consumidores e um ou mais fornecedores. Este último, por meio de seus dirigentes, funcionários ou terceiros. Nessas relações podem ocorrer infrações aos direitos do consumidor como também contra à cidadania.
Proteção dos seus Dados e a LGPD
O nome das pessoas, endereço, telefone, e-mail, hábitos de lazer e consumo, dentre outras coisas, são informações importantes para quem quer vender produtos e serviços. Com base nesses dados...
Poder de Compra na Pandemia
A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de isolamentos e restrições que afetaram a economia, mudaram hábitos de consumo e o poder de compra dos consumidores. Desde o inicio deste evento, a Fundação Procon-SP tem realizado diversas atividades para orientar e proteger os consumidores...
Seguro DPVAT
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT existe desde 1974. É um seguro contratado compulsoriamente no momento do licenciamento dos veículos. Tem como objetivo garantir a indenização de vítimas de acidente de trânsito, cobrindo os eventos por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. Em 2021 a taxa (prêmio) do seguro, usualmente cobrada no ato do licenciamento do veículo...
Pessoa com deficiência e o Mercado de consumo
As relações de consumo ocorrem sempre que um fornecedor comercializa um produto ou serviço e ao menos um consumidor recebe a oferta ou efetua a compra. Essa relação, no entanto, é reconhecidamente desigual. Naturalmente os consumidores entram na relação em desvantagem, pois, sendo o fornecedor quem coloca seu produto ou serviço no mercado, é ele que detém todas as informações e detalhes sobre o que está disponibilizando, inclusive o seu preço...
Criança e Adolescente na Internet - Segurança
Cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil1. Esse número de 2019, certamente deve ter se ampliado com a situação da pandemia da Covid-19 que obrigou o distanciamento social e colocou a internet como a principal alternativa para muitas crianças e adolescentes interagirem, seja para estudos ou outra forma de socialização...
Turismo na Pandemia
Em razão da pandemia do Covid-19, o setor de turismo sofreu um grande impacto já que o isolamento social, medida necessária para tentar minimizar o contágio, impediu suas atividades. Consumidores que compraram passagens aéreas, pacotes turísticos e serviços afins, se viram impedidos de usufruir o que contrataram e na iminência de possíveis...
Compras pela Internet
As vendas a distância existem há muito tempo. Inicialmente eram feitas por telefone ou mesmo por correspondência e com ao advento da internet tornaram-se recorrentes, ampliando as possibilidades de venda e atingindo cada vez mais consumidores...
Impacto do coronavírus na vida do consumidor
Neste momento atípico pelo qual atravessamos (a pandemia do COVID-19), a Fundação PROCON-SP antevendo que questões também atípicas e urgentes nas relações de consumo podem surgir, resolveu realizar, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do PROCON-SP, uma pesquisa de opinião sobre as experiências que os consumidores podem estar vivenciando.
Segurança de Brinquedos
Produzido para ser utilizado por um consumidor considerado hipervulnerável1, o brinquedo deve garantir segurança aos seus usuários. Por essa razão, há uma série de normas e exigências que devem ser seguidas e consideradas por seus fabricantes e comerciantes. Essas normas são fiscalizadas tanto pelo INMETRO quanto pelo Procon e outros órgãos de proteção, mas cabe ao consumidor tomar alguns cuidados no momento de adquirir e oferecer um brinquedo a uma criança.
Mão de Obra Escrava e/ou Infantil nas Relações de Consumo
A relações de consumo envolvem questões que vão além da aquisição. Ao optarmos por um determinado produto ou serviço, estamos estimulando sua produção. Se algum meio ilícito foi utilizado na produção, podemos estar, mesmo sem querer, encorajando práticas ilegais ou que desrespeitem a dignidade humana, tais como a exploração de mão de obra escrava e/ou infantil.
Taxa de Conveniência
As empresas que promovem a venda de ingressos pela internet ou telefone usualmente cobram uma “Taxa de Conveniência”. Justificam tal cobrança pela facilidade que o consumidor teria de comprar um ingresso sem sair de casa, no entanto, os consumidores têm contestado a cobrança, por motivos variados, pois não percebem a real conveniência.
Patinetes Elétricos
Em face da oferta e utilização crescente de patinetes elétricos como alternativa de mobilidade urbana e considerando que na cidade de São Paulo a Regulamentação específica para o serviço de compartilhamento e uso desses equipamentos é bastante recente, investigamos a percepção dos consumidores sobre a oferta e utilização deste equipamento. A íntegra da pesquisa e seus resultados apresentamos a seguir.
Gorjeta em Bares e Restaurantes
O pagamento é opção do consumidor, que deve ser informado, prévia e adequadamente, sobre o percentual sugerido que incidirá sobre o valor total da conta. Porém, infelizmente nem todos consumidores são adequadamente informados, conforme verificado, dentre outras constatações, na pesquisa sobre o tema, efetuada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP.
Cartão de Crédito
O cartão de crédito é uma forma de pagamento que se bem utilizada pode ajudar o consumidor no controle de suas finanças. Porém, se não utilizado corretamente é também um dos meios de pagamento que mais geram inadimplência e endividamento. Visando verificar o que de fato está ocorrendo com os consumidores após a entrada em vigor de novas regras, realizamos a pesquisa apresentada neste relatório.