Escola
Escola de Proteção e Defesa do Consumidor
Um dos princípios da Política Nacional de Relações de Consumo e um dos direitos fundamentais do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Antes mesmo da publicação do Código de Defesa do Consumidor, a Fundação PROCON.SP já atuava levando informação e orientação aos consumidores sobre seus direitos e deveres, por entender que esta é a melhor forma de possibilitar uma atuação mais consciente no mercado de consumo garantindo o exercício da liberdade de escolha.
Assim, são desenvolvidas várias atividades visando atingir os mais diversos públicos, priorizando suas necessidades.
Pesquisas
para consumidores em geral
A Fundação PROCON.SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, realiza levantamentos de preços, taxas de juros e tarifas bancárias de produtos e/ou serviços no mercado de consumo, com a finalidade de informar o consumidor, permitindo-o o exercício da escolha consciente.
Além das pesquisas comparativas são também realizadas pesquisas comportamentais, com o objetivo de identificar os principais problemas de relação de consumo detectados no mercado, como também o perfil do usuário reclamante desse tipo de produto e/ou serviço.
Atividades com crianças
(teatro de fantoches e biblioteca animada)
As crianças são alvo das campanhas de marketing e publicidades que as convidam a entrar no mercado de consumo cada vez mais cedo. Se não forem bem orientadas, podem se tornar consumistas e vítimas de muitos problemas causados por formas inadequadas de consumo.
Levar ao público infantil questões importantes como o tema consumo exige cuidado na forma como o tema é apresentado, para que desperte atenção e participação das crianças, atingindo os objetivos do trabalho. Para tanto, desde 2007, a Fundação Procon utiliza dois instrumentos importantes: o Teatro de Fantoches e a Biblioteca Animada.
Os personagens Sapolino, Sr. Vicentino, Joãozinho e Dona Benedita, se revezam nas peças infantis “Como é Bom Ter um Amigo Experiente” e “Não Acredite em Tudo que o Comercial Apresenta”, que abordam os temas alimentos e publicidade, respectivamente.
A experiência mostrou que o público da terceira idade também demonstrou simpatia por esse instrumento de trabalho, portanto, foi desenvolvida uma peça dirigida a ele: “Vamos Cuidar da Nossa Água”, que aborda questões relativas ao uso da água e cuidados na compra de lotes.
Após as apresentações, são realizadas atividades complementares que visam discutir os temas abordados.
A Biblioteca Animada, que acompanha o Teatro, promove atividades através de temas relacionados ao consumo. São realizadas leituras e dramatizações, num ambiente especialmente montado para acolher o público.
Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail edu.consumo@procon.sp.gov.br
Oficina
para o idoso
A população idosa cresce a cada ano. Com o aumento da expectativa de vida, o idoso permanece ativo por mais tempo interagindo nas relações de consumo. O mercado de consumo ciente deste fenômeno, hoje já produz muitos bens e serviços direcionados a esse público.
Por isso, a Fundação PROCON.SP elaborou a oficina “Consumo e o Idoso” que aborda diversos aspectos dos direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial o consumidor idoso.
A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado que tem o idoso como foco principal de armadilhas. Além de fornecer as orientações necessárias tanto para a prevenção quanto para a solução desses problemas, a oficina tem o objetivo de fortalecer a atuação do idoso enquanto cidadão no mercado de consumo.
O conteúdo abrange noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas, tais como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos.
Essa atividade é realizada, gratuitamente, tanto na capital quanto no interior, por meio dos Núcleos Regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: órgãos públicos, ONGs, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.
Observações:
A oficina tem duração de duas horas.
São fornecidas publicações relativas ao tema abordado.
Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail:
Para cidades do interior, consultar os Núcleos Regionais (clique aqui).
Projeto Saber Consumir
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/SP, através da Diretoria de Estudos e Pesquisas, oferece o Projeto Saber Consumir que foi especialmente desenvolvido para possibilitar aos educadores trabalharem o tema consumo com alunos, família e comunidade, dentro ou fora de sala de aula.
De 2012 até 2015 o projeto foi disponibilizado para as escolas da rede pública do Estado de São Paulo, gratuitamente. E a partir de 2016, passa a ser oferecida a mesma oportunidade às escolas privadas e a outras instituições interessadas em trabalhar o tema consumo junto ao seu público.
A implantação do Projeto Saber Consumir é gratuita e consiste na realização de uma capacitação presencial dirigida a multiplicadores, onde é apresentado o projeto e seus objetivos, além de levar mais informações sobre o contexto do mercado de consumo.
Também é fornecido o material composto de um DVD com dez vídeos de curta duração e três livros que orientam o educador na aplicação do tema consumo e do próprio material, sugerindo ainda, outras atividades.
Assista a série “Projeto Saber Consumir”
Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o projeto
Caderno de Atividades Saber Consumir
Público alvo: escolas públicas e privadas e outras instituições com interesse em trabalhar o tema consumo.
Observações:
A duração da capacitação é de 4 horas.
Será fornecido à instituição um conjunto do material didático.
A participação é gratuita e dirigida aos educadores.
Serão emitidos certificados de participação.
Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail
Apresentação do Protocolo Não Se Cale




















Dedicado à educação para o consumo e criado para informar a sociedade sobre os seus direitos e deveres nas relações de consumo.
Aqui você encontrará posts com orientações sobre diversos temas que estão ligados diretamente ao seu dia a dia: contratação de um serviço de assistência técnica; compra de material escolar; financiamentos; serviços bancários, entre outros.
Publicações
A Fundação PROCON.SP, por meio da Diretoria de Estudos e Pesquisas, disponibiliza materiais educativos para orientar consumidores e fornecedores sobre diferentes questões relacionadas às relações de consumo.
Todas as publicações podem ser consultadas, sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.
Compras
- Produtos Falsificados - Pirataria
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- Cartilha para o Dia das Mães
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