PROCON.SP Atendimento a Distancia
Atendimento a Distância
O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico.
PROCON.SP Atendimento Pessoal
Atendimento Presencial
O atendimento presencial é feito em alguns Postos do Poupatempo da cidade de São Paulo (Sé, Santo Amaro e Itaquera), ou diretamente em sua cidade, através dos Procons Conveniados.
PROCON.SP Orientacoes de Consumo
Orientações de Consumo
Além das orientações encontradas no site, a Fundação Procon oferece periodicamente palestras sobre temas relevantes, onde é apresentada uma orientação mais abrangente sobre o assunto.

ESPAÇO CONSUMIDOR

A Fundação Procon.SP dispõe de diversos canais de comunicação para os consumidores residentes no Estado de São Paulo.

Caso resida em outro Estado, deverá recorrer ao órgão de defesa do consumidor do seu Estado, Poder Judiciário ou Juizado Especial Cível mais próximo.

Consulte as nossas Orientações de Consumo e as publicações do PROCON NA MÍDIA antes de efetuar sua reclamação.
Clique aqui para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação.
Clique aqui para informações de como solicitar cópia de reclamações registradas na Fundação Procon.SP.

Atendimento a Distância

O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico.

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter  ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.

Para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação, clique aqui.

O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas, reclamações ou denúncias 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia.

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Para prosseguir, clique abaixo:

A Fundação Procon mantém convênio com municípios do estado de São Paulo.

Isso permite que você possa ser atendido e acompanhar o encaminhamento de sua reclamação no Procon de sua cidade.

Para maiores detalhes, clique aqui.

Orientações

O atendimento presencial é feito nos Postos do Poupatempo Sé na cidade de São Paulo, postos avançados ou diretamente em sua cidade, através dos Procons Conveniados.

Clique aqui para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação

A plataforma Consumidor.gov é um canal público alternativo para solução de problemas de consumo, com interlocução direta entre consumidores e fornecedores. Ela não substitui o serviço prestado pela Fundação Procon-SP, que continua atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais (Pessoal ou a Distância).

O Procon-SP é entidade parceira no acompanhamento e gestão da plataforma desde 2014.

As empresas cadastradas nessa plataforma se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações dos consumidores em até 10 dias.

EMPRESAS PARTICIPANTES

Caso o problema não seja solucionado ou a empresa não esteja cadastrada procure os canais de atendimento do Procon-SP.

NÃO ME LIGUE

Cadastro de Bloqueio ao Telemarketing.

Procon-SP Racial

Faça sua denúncia!

DENUNCIE MAUS TRATOS

Maus tratos no comércio animal.

EVITE ESSES SITES

Saiba o que evitar.

Programa de Apoio ao Superendividado - PAS

O PROGRAMA DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO – PAS é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP, e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC – do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ/SP que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.

Pessoa física, maior de idade, legalmente capaz com qualquer renda familiar. A situação de superendividamento é constatada mediante análise dos especialistas do NTS – Núcleo de Tratamento do Superendividamento.
Verifique sua condição financeira com a nossa planilha, clicando aqui.

RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes da renda (pessoal e familiar) – holerites recibos de pensão ou aluguel – demonstrativos das suas dívidas: contratos, extratos, faturas, carnês. Para que os bancos respondam ao PAS, imprima, preencha, assine e encaminhe, quando solicitada, a autorização.

Dívidas vencidas ou a vencer, independentes do valor total, decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo.

Créditos consignados dentro da margem legal consignável, dívidas contraídas por atividades profissionais, indenizações, pensão alimentícia, dívidas fiscais (impostos, multas, taxas etc.), dívidas habitacionais (subsidiados ou não),dívidas que já estão sendo discutidas no Poder Judiciário (ações judiciais).

ATENDIMENTO PESSOAL

Moradores da Grande São Paulo que não possuem e-mail, ou que não saibam utilizar internet.
Agende sua entrevista para inscrição no PAS (Capital) pelo telefone 11 3824 6959.
Aos moradores das demais cidades do estado, não usuários de e-mail: procurem pelo Procon Municipal mais próximo para orientações e apoio na efetivação de sua inscrição.

INSCRIÇÃO ONLINE

Para todos aqueles que, obrigatoriamente, possuem e utilizam e-mail.
Utilize o link abaixo e faça seu cadastro prévio e aguarde em até 30 dias o contato da equipe NTS, por e-mail ou telefone.

consulta de consórcio

Administradoras de Consórcios cadastrados no Banco Central.

Clique aqui e baixe o arquivo com a relação completa.

Reclamações Fundamentadas

No mês do consumidor a Fundação Procon-SP disponibiliza o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com a relação de empresas reclamadas para consultas.

Além de dados dos atendimentos realizados pela Fundação Procon-SP, são apresentados o ranking geral e recortes setoriais, acompanhados de comentários a respeito de segmentos do mercado e de fornecedores que se destacaram ao longo do ano.

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Assuntos Financeiros - Bancos

Espaço Consumidor - Questões Mais Frequentes

Assuntos Financeiros - Bancos

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bloqueio de telemarketing

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Habitação - Compra de Lote

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Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Habitação - Locação

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Assuntos Financeiros - Títulos de Capitalização

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Assuntos Financeiros - Seguros

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Assuntos Financeiros - Consórcios

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Assuntos Financeiros - Cartão de crédito

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Produtos

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Animais de Estimação

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Clínicas de Estética

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Controle de Pragas

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Cosméticos

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Domissanitários

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Planos de Saúde

- Prazos para Atendimento

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Saúde - Medicamentos

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Serviços Essenciais - Água e Esgoto

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Serviços Essenciais - Energia Elétrica

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Serviços Essenciais - Telefonia Celular

Espaço Consumidor - Perguntas Frequentes

Serviços Essenciais - Telefonia Fixa