CONSUMIDOR

ESPAÇO CONSUMIDOR

A Fundação Procon.SP dispõe de diversos canais de comunicação para os consumidores residentes no Estado de São Paulo.

Caso resida em outro Estado, deverá recorrer ao órgão de defesa do consumidor do seu Estado, Poder Judiciário ou Juizado Especial Cível mais próximo.

Consulte as nossas Orientações de Consumo e as publicações do PROCON NA MÍDIA antes de efetuar sua reclamação.
Clique aqui para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação.
Clique aqui para informações de como solicitar cópia de reclamações registradas na Fundação Procon.SP.

Atendimento a Distância

O registro de consultas ou reclamações a distância é feito por meio eletrônico.

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter  ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.

Para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação, clique aqui.

O Canal Eletrônico está disponível para envio de consultas, reclamações ou denúncias 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia.

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Para prosseguir, clique abaixo:

Acessar Atendimento Eletrônico

O atendimento através do número 151 está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 15h, para chamadas originadas a partir da cidade de São Paulo

As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.

O registro da reclamação ocorrerá no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data do recebimento da carta.

Clique aqui para salvar e preencher o formulário da caixa postal.

Atenção, o atendimento é feito pelo formulário eletrônico da Ouvidoria do Estado SP

8º DP - Brás
R. Sapucaí, 206 – Brás, São Paulo – SP, CEP: 03170-050

27º DP - Campo Belo
R. Demóstenes, 407 – Campo Belo, São Paulo – SP, CEP: 04614-012

35° DP - Jabaquara
Av. Eng. George Corbisier, 322 - Jabaquara, São Paulo - SP, CEP: 04345-000

42º DP - Pq São Lucas
Avenida do Oratório,1588, Parque São Lucas, São Paulo - SP - CEP 03220-010

50° DP - Itaim Paulista
Rua Tibúrcio de Sousa, 760 - Itaim Paulista, São Paulo - SP, CEP 08140-000

78° DP - Jardins
R. Estados Unidos, 1608 - Jardim América, São Paulo - SP, CEP: 01427-002

PROCONSP – POSTO AVANÇADO ZUMBI DOS PALMARES
Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, Metrô Armênia, São Paulo – SP, CEP: 01101-000

FAÇA O AGENDAMENTO PRESENCIAL

Posto Liberdade: Rua Conselheiro Furtado, n.º 503 - Liberdade - São Paulo/SP - CEP: 01511-000 - Horários de Atendimento: de segunda a sexta das 9h00min às 17h00min.

Atendimento Presencial

A Fundação Procon mantém convênio com municípios do estado de São Paulo.

Isso permite que você possa ser atendido e acompanhar o encaminhamento de sua reclamação no Procon de sua cidade.

Para maiores detalhes, clique aqui.

Orientações

O atendimento presencial é feito no Posto Liberdade (futura sede administrativa), nos postos avançados (Delegacias de Polícia e Centros de Integração da Cidadania – CIC), na cidade de São Paulo ou diretamente em sua cidade, através dos Procons Conveniados.

Clique aqui para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação.

A plataforma Consumidor.gov é um canal público alternativo para solução de problemas de consumo, com interlocução direta entre consumidores e fornecedores. Ela não substitui o serviço prestado pela Fundação Procon-SP, que continua atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais (Pessoal ou a Distância).

O Procon-SP é entidade parceira no acompanhamento e gestão da plataforma desde 2014.

As empresas cadastradas nessa plataforma se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações dos consumidores em até 10 dias.

EMPRESAS PARTICIPANTES

Caso o problema não seja solucionado ou a empresa não esteja cadastrada procure os canais de atendimento do Procon-SP.

NÃO ME LIGUE

Cadastro de Bloqueio ao Telemarketing.

Procon-SP Racial

Faça sua denúncia!

DENUNCIE MAUS TRATOS

Maus tratos no comércio animal.

EVITE ESSES SITES

Saiba o que evitar.

Programa de Apoio ao
Superendividado - PAS

O PROGRAMA DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO – PAS é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP, e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC – do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ/SP que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.

ATENDIMENTO PESSOAL

Moradores da Grande São Paulo que não possuem e-mail, ou que não saibam utilizar internet.
Agende sua entrevista para inscrição no PAS (Capital) pelo telefone 11 3824 6959.
Aos moradores das demais cidades do estado, não usuários de e-mail: procurem pelo Procon Municipal mais próximo para orientações e apoio na efetivação de sua inscrição.

INSCRIÇÃO ONLINE

Para todos aqueles que, obrigatoriamente, possuem e utilizam e-mail.
Utilize o link abaixo e faça seu cadastro prévio e aguarde em até 30 dias o contato da equipe NTS, por e-mail ou telefone.

consulta de consórcio

Administradoras de Consórcios cadastrados no Banco Central.

Clique aqui e baixe o arquivo com a relação completa.

Reclamações Fundamentadas

No mês do consumidor a Fundação Procon-SP disponibiliza o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com a relação de empresas reclamadas para consultas.

Além de dados dos atendimentos realizados pela Fundação Procon-SP, são apresentados o ranking geral e recortes setoriais, acompanhados de comentários a respeito de segmentos do mercado e de fornecedores que se destacaram ao longo do ano.