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Procon-SP Digital

Implantação Novo Sistema de Atendimento

Publicado em 25 de junho de 2021

Atualmente, os atendimentos efetuados no Procon-SP são registrados em sistema eletrônico que encaminha as demandas via internet, na primeira fase, permitindo que a empresa ou fornecedor responda no mesmo sistema (SI – Sistema Integrado Procon/SP).

Com a implantação no novo sistema PROCON SP DIGITAL, 1ª e 2ª fases (CIPs e processos administrativos) estarão disponíveis no mesmo sistema, permitindo o acompanhamento total do expediente da formalização do registro a sua finalização.

O sistema permite ainda a interação entre Consumidor – Fornecedor – Procon em todas as fases (sem a suspensão de prazos), otimizando as tratativas e possibilitando a solução na esfera administrativa.

Quando do registro da demanda, o fornecedor poderá realizar a recusa (com suspensão dos prazos até análise do pedido) para duplicidade de registros, questões não relativas a relações de consumo e outras hipóteses elencadas nos Termos e Condições de Uso.

Consumidores e fornecedores são notificados dos trâmites do processo em que há necessidade de interação em todas as fases da tratativa da demanda.

Apenas os novos protocolos formalizados após a implantação, serão tratados no novo Sistema PROCON SP DIGITAL. Os protocolos formalizados no SISTEMA INTEGRADO com abertura de reclamação no SINDEC serão finalizados nos sistemas de origem sem migração para o PROCON SP DIGITAL.

A partir da implantação, os fornecedores já cadastrados no Sistema Integrado, terão seus acessos migrados para o novo Sistema e poderão obter dados em massa no formato CSV.

Os processos administrativos (CIPs não solucionadas em primeira fase ou aberturas diretas) serão registrados automaticamente via sistema, através da remessa imediata de notificação ao fornecedor para apresentação de resposta conclusiva. Todos os documentos juntados pelos consumidores e fornecedores estarão disponíveis em sistema.

O prazo para apresentação de resposta às CIPs e processos administrativos será de 10 (dez) dias corridos.

As audiências virtuais serão agendadas no novo sistema, sendo realizadas através da plataforma Microsoft Teams, com disponibilidade em tempo real dos termos de audiência produzidos. As presenciais serão agendadas também via sistema.

Está em fase de discussão institucional, a forma de participação dos Procons municipais conveniados no Procon SP Digital.

Perguntas e Respostas

Procon-SP Digital – Manual do Fornecedor

Procon-SP Digital – Manual do Consumidor

Atenção Consumidor

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