notícias & releases

Taxa de juros

Média do empréstimo pessoal se manteve igual ao mês outubro

Publicado em 14 de novembro de 2023

 Levantamento mensal do Procon-SP feito nos principais bancos comerciais do país constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal foi de 7,97% ao mês, mantendo-se no mesmo patamar apresentando no mês anterior (outubro/23).

Nesta modalidade, a única instituição que apresentou alteração foi o Bradesco, que reduziu sua taxa de 9,61% a.m. para 9,60% a.m – uma redução de 0,01 p.p., representando uma variação negativa de 0,10%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

O cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.

Os dados foram coletados em 1 de novembro nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Veja o relatório completo aqui.

O levantamento é realizado mensalmente pela diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP junto às principais instituições financeiras; os dados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal o prazo de contrato de doze meses.

Como as taxas continuam altas, antes de ceder aos apelos de consumo que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal, especialistas do Procon-SP recomendam que o consumidor analise as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras abrem muitas possibilidades de negociação. 

Assessoria de Imprensa | Procon-SP