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Diferenças entre os serviços prioritários pode chegar a 447,50%

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Pesquisa de valores de tarifas bancárias realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, revela que a diferença de valor entre os serviços bancários prioritários pode chegar a 447,50%. Para o serviço “pagamento de contas” (pagamento de contas utilizando a função crédito do cartão), o menor valor praticado foi de R$ 4,00 pelo Banco do Brasil e o maior, de R$ 21,90 pelo Santander.

Com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias e de comparar os valores praticados entre os bancos, a pesquisa analisou e comparou os valores de serviços prioritários e de pacotes padronizados de sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Os valores foram coletados nos próprios sites dos bancos. Veja aqui a pesquisa completa.

Pacotes Padronizados

Na comparação entre os bancos feita pelo Procon-SP, a maior diferença de valores foi encontrada no Pacote Padronizado II. O menor valor cobrado por ele é de R$11,90 no HSBC, enquanto que no Itaú o mesmo pacote custa R$16,40, 37,82% mais caro.

Na comparação efetuada entre as instituições financeiras pesquisadas em 2015 e 2014 referente aos Pacotes Padronizados I, II, III e IV; verificamos que o valor médio aumentou em todos os Pacotes Padronizados, sendo que a maior variação positiva ocorreu no Pacote Padronizado III, o valor médio em 04/06/14 foi de R$ 18,21 e em 16/06/15 foi de R$ 19,93, significando uma elevação de 9,41%.

 
PADRONIZADO I
PADRONIZADO II
PADRONIZADO III
PADRONIZADO IV
Banco do Brasil
R$ 9,80
R$ 12,75
R$ 19,80
R$ 25,55
Bradesco
R$ 9,80
R$ 16,35
R$ 21,55
R$ 31,90
Caixa
R$ 9,75
R$ 12,70
R$ 19,75
R$ 25,50
HSBC
R$ 9,50
R$ 11,90
R$ 15,80
R$ 23,90
Itaú
R$ 10,50
R$ 16,40
R$ 21,60
R$ 32
Safra
R$ 9,80
R $14,20
R$ 19,50
R$ 28
Santander
R$ 10,50
R$ 16,10
R$ 21,50
R$ 32
% entre maior e menor valor
10,53%
37,82%
36,71%
33,89%


Orientações ao Consumidor

A Fundação orienta aos consumidores sempre observar os diversos canais de atendimento (presencial, internet, auto-atendimento e outros meios eletrônicos) disponibilizados pelo banco, pois eles podem apresentar diferenças significativas de tarifas, no caso de optar pela contratação de um pacote, verificar se os serviços inclusos e suas respectivas quantidades estão de acordo com sua utilização.

É importante o consumidor não extrapolar a quantidade de serviços estipulada no pacote contratado, para evitar pagar também a tarifa individual do serviço. E sempre lembrar que a contratação do pacote não é obrigatória, não podendo ser imposta pelo Banco.

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Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação