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Diferenças entre os serviços prioritários pode chegar a 447,50%
Pesquisa de valores de tarifas bancárias realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, revela que a diferença de valor entre os serviços bancários prioritários pode chegar a 447,50%. Para o serviço “pagamento de contas” (pagamento de contas utilizando a função crédito do cartão), o menor valor praticado foi de R$ 4,00 pelo Banco do Brasil e o maior, de R$ 21,90 pelo Santander.
Com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias e de comparar os valores praticados entre os bancos, a pesquisa analisou e comparou os valores de serviços prioritários e de pacotes padronizados de sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Os valores foram coletados nos próprios sites dos bancos. Veja aqui a pesquisa completa.
Pacotes Padronizados
Na comparação entre os bancos feita pelo Procon-SP, a maior diferença de valores foi encontrada no Pacote Padronizado II. O menor valor cobrado por ele é de R$11,90 no HSBC, enquanto que no Itaú o mesmo pacote custa R$16,40, 37,82% mais caro.
Na comparação efetuada entre as instituições financeiras pesquisadas em 2015 e 2014 referente aos Pacotes Padronizados I, II, III e IV; verificamos que o valor médio aumentou em todos os Pacotes Padronizados, sendo que a maior variação positiva ocorreu no Pacote Padronizado III, o valor médio em 04/06/14 foi de R$ 18,21 e em 16/06/15 foi de R$ 19,93, significando uma elevação de 9,41%.
PADRONIZADO I | PADRONIZADO II | PADRONIZADO III | PADRONIZADO IV | |
---|---|---|---|---|
Banco do Brasil | R$ 9,80 | R$ 12,75 | R$ 19,80 | R$ 25,55 |
Bradesco | R$ 9,80 | R$ 16,35 | R$ 21,55 | R$ 31,90 |
Caixa | R$ 9,75 | R$ 12,70 | R$ 19,75 | R$ 25,50 |
HSBC | R$ 9,50 | R$ 11,90 | R$ 15,80 | R$ 23,90 |
Itaú | R$ 10,50 | R$ 16,40 | R$ 21,60 | R$ 32 |
Safra | R$ 9,80 | R $14,20 | R$ 19,50 | R$ 28 |
Santander | R$ 10,50 | R$ 16,10 | R$ 21,50 | R$ 32 |
% entre maior e menor valor | 10,53% | 37,82% | 36,71% | 33,89% |
Orientações ao Consumidor
A Fundação orienta aos consumidores sempre observar os diversos canais de atendimento (presencial, internet, auto-atendimento e outros meios eletrônicos) disponibilizados pelo banco, pois eles podem apresentar diferenças significativas de tarifas, no caso de optar pela contratação de um pacote, verificar se os serviços inclusos e suas respectivas quantidades estão de acordo com sua utilização.
É importante o consumidor não extrapolar a quantidade de serviços estipulada no pacote contratado, para evitar pagar também a tarifa individual do serviço. E sempre lembrar que a contratação do pacote não é obrigatória, não podendo ser imposta pelo Banco.
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Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação