notícias & releases

“Projeto Saber Consumir”

Procon-SP expande projeto; educadores da rede particular e de outras instituições agora também poderão participar

Publicado em 16 de maio de 2016

A partir deste mês, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, irá ampliar sua atuação com a expansão do “Projeto Saber Consumir”, que agora irá atender também os educadores da rede particular e outros participantes de instituições interessadas no projeto. Desde 2013, o programa já atende as escolas estaduais de São Paulo e também escolas da rede municipal.

O material, desenvolvido pelo Procon-SP em parceria com a TV Cultura, que ficou responsável pela produção dos vídeos, é versátil e pode ser usado com crianças a partir dos sete anos de idade e também com adultos, adequando sua linguagem – sempre dinâmica e de fácil acesso – aos diferentes públicos.

Nele o personagem Dr. Consumex orienta as pessoas a não consumirem em excesso e sem critérios, e ainda, a tomar cuidado com as influências da publicidade e, em especial, a publicidade enganosa e abusiva. Ele também ensina conceitos básicos de consumo e do Código de Defesa do Consumidor e aborda com mais profundidade os temas “Assuntos Financeiros”, “Saúde e Alimentos” e “Produtos e Serviços Privados e Essenciais”, sendo que a produção dos vídeos foi direcionada a três faixas etárias: de 7 a 10 anos, 11 a 14 anos e 15 a 18 anos.

Além dos vídeos, as instituições que aderirem ao projeto receberão o conjunto completo do material que inclui também três livros com orientações de como trabalhar com as diferentes faixas etárias e o multiplicador será capacitado pelos profissionais da Fundação.

Os interessados a aderir ao projeto podem fazer a solicitação através do e-mail cursos-procon@www.procon.sp.gov.br. Mais informações pelo site https://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=4565 e pelo material https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/Apresentação_Projet_Saber_Consumir.pdf.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui