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Procon-SP recebe quase mil queixas sobre a Black Friday

Maior parte dos questionamentos refere-se a atraso ou não entrega do produto

Publicado em 28 de novembro de 2022

Consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar sobre problemas com compras ou contratações ligadas à Black Friday, data promocional que aconteceu na última sexta-feira (25/11); foram 899 reclamações registradas até a manhã de hoje (28/11).

A maior parte dos questionamentos foi atraso ou não entrega do produto, com 286 (32% do total de reclamações), seguida por maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (104 queixas); produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança de preço ao finalizar a compra (94 queixas); e produto ou serviço indisponível (93 casos).

Nas redes sociais, foram 1.138 consultas e orientações sobre o assunto. Veja o balanço aqui. 

Para fins de monitoramento interno, o Procon-SP disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês. 

Balanço da Black Friday de 2021 e mais informações aqui.  

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

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