notícias & releases

Procon-SP já recebeu mais de 1.400 reclamações relacionadas à Black Friday

Maior parte dos questionamentos refere-se a atraso ou não entrega do produto

Publicado em 27 de novembro de 2024

O Procon-SP já registrou – desde 30 de outubro, quando um canal específico para reclamações sobre compras feitas por conta das promoções de Black Friday foi disponibilizado aos consumidores – 1.467 atendimentos, entre reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais. Os principais problemas apresentados pelos consumidores até agora são a não entrega ou a demora na entrega dos produtos.

As empresas mais reclamadas foram os grupos Dotcom / Sephora e Magazine Luiza / Netshoes / Epoca Cosmeticos / Magalupay / Hub Fintech, com 83 e 54 reclamações respectivamente.

Veja aqui o balanço completo.

Neste mesmo período os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas. Além disso equipes estarão percorrendo estabelecimentos na Capital, no Interior e no Litoral, para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

(*) Estes números incluem as reclamações registradas pelos consumidores desde 30 de outubro, no atalho sobre Black Friday disponível no site do Procon-SP; os consumidores podem registrar uma reclamação 24 horas por dia no site ou agendar um horário para um dos postos presenciais na Capital; no interior e no litoral as reclamações presenciais podem ser feitas nos Procons municipais

Assessoria de Imprensa | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky