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Procon-SP já realizou mais de 1.200 atendimentos sobre problemas com ofertas de Black Friday

Publicado em 26 de novembro de 2024

Desde o dia 30 de outubro quando um atalho específico para reclamações sobre problemas relacionados a compras feitas por conta das promoções de Black Friday, o Procon-SP já registrou 1.285 atendimentos, entre reclamações registradas no site, além de consultas e orientações feitas pelas redes sociais.

Neste mesmo período os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas. Além disso equipes estarão percorrendo estabelecimentos na Capital, no Interior e no Litoral, para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Os problemas mais reclamados até agora são: não entrega/demora na entrega (450), produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (154), pedido cancelado após finalização da compra (143), produto e/ou serviço indisponível (122), e maquiagem de desconto (117).

As empresas/grupos mais reclamadas até o momento são: Dotcom / Sephora (67), Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosmeticos / Magalupay / Hub Fintech (49), Via / Casas Bahia / Ponto Frio / Extra.com.br (46), Mercado Livre (42), e Claro / Net / Embratel / Nextel (32).

Veja aqui o balanço.

(*) Estes números incluem as reclamações registradas pelos consumidores desde 30 de outubro, no atalho sobre Black Friday disponível no site do Procon-SP; os consumidores podem registrar uma reclamação 24 horas por dia no site ou agendar um horário para um dos postos presenciais na Capital; no interior e no litoral as reclamações presenciais podem ser feitas nos Procons municipais.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP
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