Procon-SP divulga monitoramento on-line de preços de itens essenciais e aponta grandes diferenças entre supermercados
Levantamento inédito ajuda consumidores a comparar preços de produtos básicos de alimentação, higiene e limpeza; variações chegam a mais de 200%
Publicado em 18 de novembro de 2025
A Fundação Procon-SP acaba de concluir o Monitoramento on-line de preços de itens essenciais, levantamento inédito que analisou 77 produtos de alimentação, higiene e limpeza em doze grandes redes de supermercados com venda pela internet. O objetivo é oferecer ao consumidor referências confiáveis de preços, em um momento em que, mesmo com a inflação dentro da meta, o custo de vida segue pressionado e as famílias precisam redobrar a atenção ao orçamento.
O trabalho foi orientado pela percepção de mudanças constantes no comportamento do consumidor em relação às compras on-line, que passaram a incluir, nas chamadas “compras do mês”, também itens essenciais de consumo das famílias.
O levantamento, feito a partir de um ID da Capital em 12 sites de supermercados, aponta variações expressivas e quais fornecedores apresentaram o maior número de itens com preço igual ou abaixo da média geral, além daqueles que registraram mais produtos com preços inferiores à média. Os dados gerados permitem que consumidores utilizem os valores encontrados como parâmetro de comparação, independentemente do estabelecimento escolhido.
Veja o relatório completo aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/Relatorio-monitoramento-outubro-2025.pdf
Entre os produtos monitorados estão itens fundamentais da cesta de compras, como arroz, feijão, leite, café, farinha, óleo, frutas, verduras, sabão, detergente, papel higiênico e produtos de limpeza. Foram selecionados apenas produtos idênticos (mesma marca, tipo, embalagem e gramatura), o que permite uma comparação real das diferenças de preço praticadas no varejo digital.
A maior variação identificada foi de 200,85% no quilo do alho a granel (enquanto um site comercializava o produto por R$ 59,87, outro oferecia o mesmo item por R$ 19,90). Outras oscilações significativas também chamaram a atenção, como: 155,56% no preço do quilo da batata; 151,26% no quilo da cebola; 150,31% na unidade do sabonete Johnson’s; e 129,10% no pacote com 4 unidades de papel higiênico Personal.
A iniciativa busca auxiliar um público crescente de consumidores que passou a realizar compras pela internet, comportamento que vem ganhando força no Brasil pela evolução das tecnologias de compra e entrega. E inaugura uma nova frente de monitoramento permanente do Procon-SP no ambiente digital, reforçando a necessidade de pesquisar antes de comprar, sobretudo em um período de preços elevados no varejo e aumento da procura por compras on-line.
O levantamento também serve como insumo para análise dos estabelecimentos do setor, como complemento às pesquisas que já realizam para compreender cada vez mais os novos hábitos de consumo dos paulistanos.
Sobre a pesquisa
Nos dias 30 e 31 de outubro, especialistas do Procon-SP coletaram os preços de 30 tipos de produtos essenciais de alimentação, higiene e limpeza. Foram comparados os preços dos itens encontrados em, no mínimo, três locais, totalizando 77 itens de diferentes marcas.
Os doze sites de supermercados envolvidos na iniciativa foram: Andorinha Supermercado, Atacadão, Carrefour, D’Avó Supermercados, Extra Mercado, Supermercado Hirota, Supermercados Mambo, Nagumo Supermercados, Pão de Açúcar, Sonda, Tenda Atacado e Trimais Supermercados.
Os valores considerados foram aqueles praticados para o varejo, com pagamento à vista no cartão de crédito, no dia e horário da consulta. Não foram incluídos frete, taxas de entrega, cupons de desconto, promoções ou reduções decorrentes de cadastros específicos dos sites ou de formas diferenciadas de pagamento.
Orientação aos consumidores
O Procon-SP recomenda que o consumidor compare preços entre diferentes supermercados, observando qualidade, peso, preço e o custo do frete,
Ao receber os itens verifique o prazo de validade, peso, qualidade e integridade das embalagens. Outro ponto importante é ficar atento à política de troca ou devolução, principalmente quando comprar produtos perecíveis.
Ao comprar de forma remota, os produtos não são selecionados pessoalmente e, dependendo da política de seleção e entrega do supermercado, pode não haver a mesma garantia de frescor para perecíveis.
Só confirme o recebimento após verificar as mercadorias.
O consumidor deve saber que produtos fabricados e embalados pelo estabelecimento (doces, tortas, salgados e bolos) devem ter informações sobre data de validade, peso, ingredientes e se contém glúten e alergênicos
No caso das compras online, a legislação prevê o direito de se arrepender e cancelar a compra em até sete dias após a aquisição ou após o recebimento dos produtos.
Importância da racionalização dos gastos
Com o aumento da digitalização do varejo alimentar e a facilidade de compra por aplicativos, muitos consumidores acabam gastando mais do que o planejado. Os resultados do monitoramento reforçam a importância de o consumidor, também no ambiente digital, planejar a compra, evitar impulsos, comparar preços e observar as variações entre marcas e redes — medidas essenciais para manter o equilíbrio financeiro das famílias.
Assessoria de Comunicação | Procon-SP
