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Procon-SP convida consumidores a opinarem sobre o uso da Inteligência Artificial no Comércio Eletrônico

Órgão de defesa lança em seu site e redes sociais mais uma pesquisa para entender a percepção do consumidor quanto ao tema; os resultados serão usados para o desenvolvimento atividades de orientação

Publicado em 19 de junho de 2024

São Paulo, junho de 2024 – O Procon-SP lançou nesta terça-feira (18) em seu site e redes sociais, uma nova pesquisa que busca conhecer a percepção e opinião do consumidor sobre o uso da inteligência artificial nas compras on-line – em setembro do ano passado, uma primeira sondagem relacionada à percepção do consumidor quanto ao uso de IA foi realizada, com foco no atendimento pelo SAC das empresas.


Com o crescimento do e-commerce e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema ganha cada vez mais importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor, que, inclusive, possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos relacionados à economia digital e suas variações.


Com um questionário de 13 perguntas de múltipla escolha, o visitante é convidado a opinar sobre diversas questões que envolvem o uso da inteligência artificial durante as compras em lojas virtuais, como o uso da IA na coleta de dados e análise do comportamento do consumidor; se já identificou publicidade personalizada para o seu perfil e se já foi vítima de fraude após a interação com IA.


Para acessar a pesquisa, clique aqui


Os resultados coletados irão nortear o desenvolvimento de atividades da área de estudos e pesquisas do Procon-SP, como materiais educativos, palestras e outras ações.
Na enquete de setembro de 2023, as perguntas foram sobre o atendimento realizado por sistemas baseados em Inteligência Artificial pelos SACs das empresas. O objetivo da iniciativa era captar se o consumidor percebia que estava interagindo com inteligência artificial ao entrar em contato com o SAC; qual a avaliação sobre esta nova forma de atendimento e se as interações eram suficientes para atender suas necessidades e expectativas.


Veja os resultados aqui da pesquisa anterior aqui

Assessoria de Imprensa | Procon-SP