notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Levantamento do Procon-SP aponta que as taxas do empréstimo pessoal e do cheque especial não sofreram alteração no mês de maio

Publicado em 11 de maio de 2022

Pesquisa do Procon-SP constatou que, no mês de maio, as taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial se mantiveram iguais a abril e que não houve alteração em nenhuma das instituições financeiras.

No empréstimo pessoal a taxa média se manteve nos 6,77% a.m. e, no cheque especial a taxa é a mesma desde fevereiro do ano passado, 7,96% ao mês.

O levantamento, realizado mensalmente pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, foi feito dia 3 de maio nas instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Veja a pesquisa completa

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central alterou a taxa Selic de 11,75% a.a. para 12,75% a.a. a partir de 05/05, porém essa pesquisa ainda não reflete esse aumento.

Orientações ao consumidor

Os especialistas do Procon-SP alertam para que o consumidor continue atentos na contratação de empréstimos e evite a utilização da modalidade Cheque Especial, que tem uma das maiores taxas do mercado. Deve, ainda, recorrer ao empréstimo pessoal somente quando a relação custo-benefício for positiva como, por exemplo: para quitação de dívidas no cartão de crédito; para cobertura do limite do utilizado no cheque especial ou para a aquisição de um produto ou serviço cuja taxa de financiamento seja maior que a do empréstimo contratado.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação