notícias & releases

Pesquisa de perfumes

Dia das Mães: diferença de até 66% em preços de perfumes, revela Procon-SP

Publicado em 3 de maio de 2019
Com a proximidade do Dia das Mães, a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou levantamento de preços de perfumes femininos e constatou diferenças de até 66,67% para o mesmo produto. O item Paris, eau de toilette, de 50 ml de Yves Saint Laurent foi encontrado em um site por R$ 599,00 e, em outro, por R$ 359,40.
 
O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência de preço ao consumidor tomando-se como base os preços médios obtidos a partir da amostra; o levantamento envolveu um total de 52 itens de diferentes marcas. A coleta de preços foi efetuada no dia 16 de abril nos sites: Beleza na Web, Dafiti Perfumes, Época Cosméticos, Sephora e The Beauty Box.
 
Confira a pesquisa completa aqui.
 
A loja virtual Dafiti Perfumes foi a que apresentou o maior percentual de produtos com preços menores ou iguais aos preços médios obtidos, 89%. Veja abaixo relação.
 
Dafiti Perfumes
31 de 35 itens encontrados
89%
Época Cosméticos
34 de 47 itens encontrados
72%
Beleza na Web
23 de 40 itens encontrados
58%
Sephora
18 de 39 itens encontrados
46%
The Beauty Box
20 de 49 itens encontrados
41%

 
Na comparação dos preços dos produtos comuns entre as pesquisas de 2019 e 2018, constatou-se que houve, em média, um acréscimo de 4,38%. O Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE registrou uma variação de 4,64% e, o dólar comercial (venda), variou 14,98%, tomando-se como base as datas de coletas das pesquisas de 2019 e 2018.
 
Dicas ao consumidor
 
Antes de efetuar a compra é importante conhecer o produto que deseja adquirir, se possível em uma loja física, bem como, as preferências da pessoa que será presenteada.
 
Verifique se a embalagem contém todas as informações em língua portuguesa: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.
 
Nas compras feitas por internet, o prazo de desistência é de sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Para maior segurança, o consumidor deve efetuar o cancelamento por escrito.
Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui