notícias & releases

Pesquisa Ceia de Natal

Procon-SP encontra diferenças de até 133,40%

Publicado em 17 de dezembro de 2018

Na pesquisa de preços realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, entre os itens mais consumidos na época de Natal, a maior diferença encontrada foi no Pernil Congelado com Osso da Sadia (por kg), de 133,40%. Em um estabelecimento o item foi encontrado por R$ 22,99 e, em outro, por R$ 14,32.

 
Entre os panetones / chocotones, a maior diferença encontrada foi no Panettone Gotas de Chocolate (400g) da Village: 62,93%, o maior preço encontrado foi de R$ 17,58 e o menor preço, de R$ 10,79.
 
Os especialistas do Procon-SP visitaram, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, dez supermercados na capital e coletaram os preços de 152 itens. Foram comparados os preços de azeites, bombons, carnes congeladas, lentilhas secas, conservas, farofas prontas, frutas em calda, panetones e chocotones de diversas marcas.
 
Após comparação de 119 produtos comuns entre as pesquisas realizadas neste ano e no ano passado, constatou-se, em média, uma alta de 2,39% no preço desses itens. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, referente ao período, registrou uma variação de 3,47%.
 
Veja aqui a pesquisa completa.
 
Interior e Litoral
 
No levantamento feito pelos Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP a maior diferença encontrada foi na pesquisa realizada em São José dos Campos – o item Palmitos Juçara Picados, de 300g, da marca Hemmer, apresentou uma diferença de 189,58%, custava R$ 28,92 em um local e R$ 9,98, em outro.
 
 
Dicas de compras
 
Recomenda-se planejar o cardápio da ceia que irá servir, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.
 
Na hora da compra, é importante ler as embalagens e rótulos dos produtos, observando características, condições de conservação e informações nutricionais, além da data de validade.
 
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui