notícias & releases

Operação Black Friday 2018

Procon-SP autua 47% das lojas visitadas

Publicado em 26 de novembro de 2018

Equipes de fiscalização da capital e dos Núcleos regionais do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, visitaram nos dias 22 e 23 de novembro 255 estabelecimentos que participaram da Black Friday. foram encontradas irregularidades em 122 locais.

 
Na operação, as irregularidades mais encontradas foram a falta da informação do preço à vista, a inadequação da informação de preço (correção, clareza, precisão, ostensividade etc) e o descumprimento da oferta. Veja aqui a lista das empresas autuadas.
 
Em 2017 foram visitados 171 estabelecimentos e encontradas irregularidades em 89 (52%), os principais problemas foram mesmos detectados este ano.
 
Os Procons municipais de Campinas, Sorocaba e Praia Grande participaram da operação.
 
Reclamações
 
Para atender aos consumidores, a Fundação montou um plantão especial durante a Black Friday, com canal exclusivo na internet. Entre reclamações e orientações o Procon-SP atendeu 708 consumidores entre a tarde de quinta-feira (22/11) e o meio dia de segunda (26/11). Os principais problemas apontados foram a maquiagem de desconto (quando o desconto oferecido sobre o preço do produto e/ou frete não é real) e produto oferecido não está disponível. A empresa mais reclamada foi o Grupo Pão de Açúcar (Pão de Açucar / Extra / Ponto Frio / Casas Bahia). Veja aqui os principais problemas e as empresa mais reclamadas.
 
No mesmo período do ano passado foram realizados 982 atendimentos, entre reclamações e orientações. Veja aqui.
 
O Procon-SP vai manter até o fim desta semana o canal especial para atendimento da Black Friday.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui