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Black Friday 2017

No Procon-SP, a Black Friday já começou

Publicado em 28 de setembro de 2017
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já iniciou o monitoramento de preços para conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas para a Black Friday marcada para iniciar a zero hora do dia 24 de novembro, última sexta feira daquele mês.
 

Além disso, o Procon-SP inicia uma campanha de orientação do consumidor para que ele possa se beneficiar das vantagens reais desse dia de promoções.

Dicas para fazer melhores compras

 

  1. Planejamento – faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto (para não estourar o orçamento).
  2. Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday;
  3. Verifique se o site é brasileiro. Cuidado com os que são “. com”. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós). Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.
  4. Esteja atento porque há sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.
  5. É importante verificar a reputação do fornecedor. No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las clique aqui.
  6. Fique atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
  7. O consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone)
  8. Verifique antecipadamente a política de troca da empresa.
  9. Consulte a lista de sites não recomendados. Clique aqui
  10. Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Consulte sempre a página oficial da loja
A exemplo do que já fez em outras edições, a Fundação Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação entre às 19h00 do dia 23 de novembro até 22h00 do dia 24.

Atenção Consumidor

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