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Balanço da Black Friday

Órgão de defesa recebeu 618 registros de reclamações relacionadas à data promocional; nas redes sociais foram 148 consultas

Publicado em 25 de novembro de 2022

Até a manhã de hoje (25/11), 618 consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar de problemas nas compras ou contratações durante a Black Friday. A maior parte das queixas foi quanto a atraso ou não entrega, um total de 210, que correspondem a 34% do total dos casos.

Os outros dos principais problemas relatados foram: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (76 queixas); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (72 queixas); pedido cancelado após a finalização da compra (60 reclamações); produto ou serviço indisponível (59 casos).

Nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 148 consultas e orientações sobre o tema. Veja aqui.

Para fins de monitoramento interno, o órgão de defesa disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês.

Veja mais dicas para fazer suas compras com segurança e o balanço da Black Friday de 2021.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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