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Balanço da Black Friday

Queixas relacionadas à data promocional chegam a 697; principal problema relatado pelos consumidores é atraso ou não entrega

Publicado em 25 de novembro de 2022

O Procon-SP recebeu 697 reclamações relacionadas à Black Friday até o fim da tarde de hoje (25/11). Nas redes sociais foram registradas 190 consultas e orientações.

Atraso ou não entrega é o problema com mais reclamações registradas pelos consumidores, com 232 queixas (33% do total). Entre os principais questionamentos também estão: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 queixas); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos); mudança de preço ao finalizar a compra (66).

Veja aqui.

Para fins de monitoramento interno, o órgão de defesa disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês.

Veja mais dicas para fazer suas compras com segurança e o balanço da Black Friday de 2021.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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