notícias & releases

Renegocia! tem mais de 3 mil propostas registradas no Procon-SP

Índice de solução foi de 59% até agora; mais de 700 casos foram encaminhados para a área de tratamento a superendividados; bancos lideram entre as empresas que mais demandadas

Publicado em 6 de fevereiro de 2025

São Paulo, fevereiro de 2025 – O Renegocia!, programa nacional de negociação de dívidas coordenado, em todo o estado de São Paulo, pelo Procon-SP, realizado entre 16 de dezembro a 21 de janeiro, recebeu 3.292 propostas de consumidores com dívidas – 2.977 da Capital e 315 do interior, por meio de 26 Procons municipais conveniados. O objetivo desta edição do Renegocia! foi o de auxiliar as pessoas em situação de inadimplência a renegociarem suas dívidas de consumo, além de orientá-las na prevenção do endividamento.

Do total de registros, até o momento 59% dos casos tiveram uma solução satisfatória para o consumidor e cerca de 40% ainda estão em negociação com as empresas, o que deve aumentar o percentual de solução.

Ranking das empresas

Entre as negociações já finalizadas, as empresas que lideram as cinco primeiras colocações foram: Itaú Unibanco (202); Bradesco (183); Sabesp (180); Enel Eletropaulo (155); e Nubank (129).

Considerando o ranking das 25 primeiras colocações, as empresas que mais apresentaram solução foram: Vivo/Telefônica, Tim e BMG, as três com 100% de solução; Claro/Net/Embratel/Nextel (América Móvil), com 95,5%; Carrefour com 86,7%; CPFL com 80% e Casas Pernambucanas com 76,9% – também entre as negociações já concluídas.

Aqui os rankings completos https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/ranking_renegocia.pdf

As propostas de negociação apresentadas no âmbito do Renegocia! no estado de São Paulo, são analisadas pelos especialistas do Procon-SP, que avaliam também as condições oferecidas pelos fornecedores, buscando uma solução negociada.

Nos casos em que é diagnosticada uma situação de superendividamento, o procedimento é encaminhado para o Núcleo de Atendimento ao Superendividado do Procon-SP, que até agora recebeu 706 casos de consumidores nesta condição.

O Renegocia! é um programa para ajudar a população a renegociar débitos com instituições financeiras, empresas de telefonia, fornecedoras de água, energia elétrica, entre outros. É um programa da elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e realizado, no estado de São Paulo, pela Fundação Procon-SP.

Os consumidores com dívidas registraram suas propostas no site oficial do Procon-SP, no posto de atendimento presencial do bairro da Liberdade (sede da instituição) e nos postos avançados do 8º DP (Brás) e 44º DP (Guaianases). Também participaram os Procons municipais conveniados dos municípios de Aguaí, Americana, Araçatuba, Araraquara, Arujá, Avaré, Barretos, Bocaina, Diadema, Franco da Rocha, Itanhaém, Jaú, Junqueirópolis, Leme, Mauá, Mogi Guaçu, Monte Azul Paulista, Piracicaba, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Santana do Parnaíba, Santo André, São Carlos, Sertãozinho, Ubatuba e Tupã.

Instituições financeiras

Entre as empresas que atuam no setor financeiro – bancos do varejo e financeiras – aquelas que mais motivaram os consumidores a procurarem por atendimento foram: Itaú Unibanco, com 202 registros; seguido pelo Bradesco, com 182; em terceiro lugar, figura o Nubank (128), em quarto, o Banco do Brasil (124); Caixa Econômica Federal e Santander constam em quinto – ambos com 122.

Dentre estas instituições, as que mais promoveram acordo com o consumidor durante o mutirão foram: Caixa Econômica Federal (67,7%), Nubank (63,2%), Santander (60%), Bradesco (50%), Banco do Brasil (47,6%) e Itaú Unibanco (42%).

Perfil do Consumidor

A maioria dos consumidores que procuraram o auxílio do Procon-SP e dos Procons municipais tem entre 31 e 40 anos (31%), seguido pela faixa de idade entre 21 e 30 anos (26%) e entre 41 e 50 anos (20%). As mulheres foram 57% do público e os homens, 43%.

Os valores envolvidos nas negociações das 3.292 pessoas que recorreram ao mutirão somaram um total de R$ 21.946.475,99.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

imprensa@procon.sp.gov.br

Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.

Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky