notícias & releases

Secretário Nacional do Consumidor visita Fundação Procon-SP

Em visita a sede da Fundação Procon, em São Paulo, o titular da Senacon – Arthur Rollo – defendeu a ampliação da rede de Procons municipais e a integração ao sistema nacional. Para os municípios menores a formação de consórcios é uma alternativa que deve ser discutida e amadurecida.


A ampliação da base de dados, segundo o secretário, não apenas facilita o acesso aos mecanismos de defesa do consumidor como contribui para a formulação de políticas públicas voltadas para o setor. Arthur Rollo também falou da confiabilidade do sistema oficial que não tem fins lucrativos, ao contrário de alguns sites particulares que oferecem serviços de resposta para as próprias empresas reclamadas.


O secretário anunciou que planeja fazer uma série de ações, com apoio dos órgãos de fiscalização e defesa do consumidor, dirigidas aos setores de medicamentos e combustíveis, incluindo cilindros de gás para veículos.


À equipe do Procon-SP – responsável por 33% das demandas registradas no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) – Arthur Rollo pediu apoio na divulgação da plataforma e falou ainda sobre os cursos on line ministrados pela Escola Nacional do Consumidor. O curso de “Elaboração de Projetos e Execução de Convênios” é aberto, mas pode ser extremamente útil aos gestores municipais, segundo ele.

A Senacon, assim como outros setores, sofreu cortes no orçamento, mas o secretário aposta no apoio e na integração dos Procons para garantir os diretos do consumidor.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui