notícias & releases

Venda clandestina de botijão de gás

@proconsp e Departamento de Operações Policiais Estratégicas combatem venda clandestina de botijão de gás durante a pandemia

Publicado em 29 de abril de 2020

Em operação realizada hoje (29 de abril) em Itaquera, zona leste da capital, a Secretaria de Defesa do Consumidor – @proconsp e o Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo constataram a venda clandestina de botijão de gás. As instituições flagraram a comercialização de botijões sendo feita nas ruas (fora de locais oficiais de venda), a preço muito superior ao sugerido e sem emissão de documento fiscal.

O @proconsp e a polícia estão apurando quem é responsável pela infração: a distribuidora, por meio de seus funcionários ou terceiros que compram da distribuidora e revendem a preço muito superior. Quem estiver incorrendo na prática será autuado e preso em flagrante.

Nos locais oficiais de venda, as distribuidoras de botijão de gás estão realizando a venda de acordo com o preço sugerido, que é de R$70,00.

A elevação injustificada de preços de itens considerados essenciais à população durante a pandemia da covid-19 está em desacordo com a legislação. De meados de março até dia 28 de abril, o @proconsp recebeu, em suas redes sociais, manifestações de consumidores que tiveram problemas com botijão de gás (542 denúncias), de preços abusivos de álcool gel e outros itens (2.336) e de outras questões relacionadas ao coronavírus (1.366).

A partir destas denúncias, equipes do @proconsp fiscalizam estabelecimentos e aplicam sanções aos que estiverem cometendo infrações.

 

Procon-SP

Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui