Toyota comunica recall dos veículos RAV4

Modelo apresenta problema no airbag

Publicado em 23 de outubro de 2020

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos RAV4. A Toyota do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. Veja aqui a lista com as datas de fabricação e chassis dos veículos envolvidos.

No comunicado a empresa informa que o sistema do airbag do lado do motorista dos veículos envolvidos contém uma peça denominada deflagrador, na qual se constatou a possibilidade de degradação da substância propelente após longos períodos de exposição dos veículos a alta umidade relativa do ar. A degradação do componente químico contido no deflagrador torna o airbag esquerdo (lado motorista) mais suscetível de romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a deflagração lenta do airbag ou ainda o rompimento do deflagrador. Em caso de uma colisão frontal, pode ocorrer a ruptura inadequada do airbag (lado motorista) e, consequentemente, danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e demais ocupantes do veículo.

Para informações adicionais, consulte S.A.C. Toyota 0800 703 0206 ou o site www.toyota.com.br/servicos/recall/

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.