notícias & releases

Toyota comunica recall de modelo Prius

Veículos apresentam problema no módulo de controle do sistema híbrido

Publicado em 13 de julho de 2020

O @proconsp orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Prius, com data de fabricação de 3/714 a 21/9/15, com números de chassis (não sequenciais) de JTDKN36U – de F1847469 a F1991399. A Toyota do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

No comunicado a empresa informa que os veículos envolvidos foram projetados para entrar em modo de segurança caso ocorra alguma falha no sistema híbrido, mas foi identificado que, em raras situações, este modo de segurança pode não ser acionado. Caso esse fato aconteça, o veículo poderá perder a potência e velocidade, com parada total do mesmo. Os sistemas de direção de frenagem permanecem operantes, porém caso ele perca a potência em condições de alta velocidade, poderá aumenta o risco de acidente, com danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais a seus ocupantes.

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a reprogramação no módulo de controle do sistema híbrido. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 703 0206 e o site www.toyota.com.br/servicos/recall/

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O @proconsp mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação