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Teles lideram cadastro

Lenovo/CCE é a terceira mais reclamada, setor financeiro tem o pior índice de solução

Publicado em 24 de março de 2015

No mês do Consumidor, o Procon estadual de São Paulo, disponibiliza no site www.procon.sp.gov.br o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2014, com os dados da Fundação Procon-SP e de mais 42 Procons municipais, num total de 8.451 empresas.

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas junto aos fornecedores.

Destaques

Os três primeiros colocados no Cadastro são o grupo Vivo/Telefonica, o grupo Claro/NET/Embratel e a empresa Lenovo/CCE, respectivamente. É a primeira vez, desde 2011, que um fabricante aparece entre as dez primeiras colocadas.

Os serviços de telecomunicações ficaram em primeiro lugar com 19% das reclamações, seguido pelos das instituições financeiras com 15%. Em relação aos problemas apontados pelos consumidores, cobrança (30%) e vício ou má qualidade de produto (18%) respondem juntos por quase 50% das reclamações no Cadastro.

O setor financeiro continua a apresentar o pior índice de atendimento das reclamações fundamentadas. A Caixa Econômica Federal lidera com 61% dos problemas não resolvidos.

Na classificação por índice de solução, as três primeiras colocadas no Cadastro (Vivo/Telefonica, Claro/NET/Embratel e Lenovo/CCE) passam a figurar na 34ª, 47ª e 48ª colocação, respectivamente. Isso demonstra que, apesar da grande quantidade de reclamações, as empresas têm se empenhado junto ao Procon para resolver os problemas. Por outro lado, a MRV Engenharia, DL Comercio e Indústria de Produtos Eletronicos Ltda e a Faculdade Anhanguera respondem pelos três primeiros lugares deixando sem solução 87%, 73% e 69% das reclamações fundamentadas.

Em 2014 foram realizados 942.511 atendimentos. Deste total, 63.135 resultaram em reclamações fundamentadas, sendo que 52% foram atendidas. O índice total de solução é de 89%.

O crescente aumento da participação dos Procons – em 2013 eram 26, representando 35% das reclamações – refletiu diretamente no resultado do Cadastro Estadual: em 2014, o interior representou 56% das reclamações.

Para a diretora-executiva da Fundação Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, as empresas devem se organizar melhor para atender o consumidor. “Os fornecedores devem encontrar mecanismos de atendimento mais eficientes e ágeis em seus canais de comunicação, buscando maneiras efetivas de prevenção e de pronta resolução”, enfatiza Ivete.

Acesse aqui o ranking estadual, aqui o ranking da Fundação Procon-SP e aqui o cadastro estadual completo.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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