notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Pesquisa do Procon-SP revela alta na taxa média de juros do cheque especial

Publicado em

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 2 de dezembro, aponta que, das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, somente duas instituições financeiras elevaram a taxa de cheque especial e todas mantiveram a de empréstimo pessoal.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi 12,55% a.m., superior à do mês anterior que foi de 12,24% a.m., representando um acréscimo de 0,31 ponto percentual.

A maior alta verificada foi no HSBS, que alterou de 13,67% para 14,67% a.m., o que significa um acréscimo de 1,00 ponto percentual, representando uma variação positiva de 7,32% em relação à taxa de novembro. A outra alta foi promovida pelo Banco do Brasil, que alterou de 11,80% para 11,99% a.m., o que significa uma variação positiva de 1,61% em relação à taxa do mês anterior.

Os demais bancos mantiveram suas taxas

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,39% a.m., igual à do mês anterior. Todos os bancos da amostra mantiveram a mesma taxa de empréstimo pessoal

Confira a pesquisa completa aqui.

O consumidor deve se manter alerta e evitar comprar por impulso, principalmente nesta época que precede o Natal, podendo ser induzido a contratar empréstimos. Neste caso, convém lembrar que, seja qual for o tipo de contratação, as cobranças começarão a aparecer no início do próximo ano, juntamente com matrículas e materiais escolares, IPVA e outras despesas.

É importante, também, planejar o que fazer com o 13º salário, dando prioridade ao pagamento de dívidas.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação