notícias & releases

Taxas de juros 2022 – balanço anual

As taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial terminaram maiores que no início do ano

Publicado em 15 de dezembro de 2022

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, aponta que em 2022, as taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial tiveram alta de 0,70 e 0,01 ponto percentual em relação a 2021, respectivamente.

Empréstimo pessoal

A taxa média do empréstimo pessoal em 2022 foi de 6,96% a.m., indicando alta de 0,70 ponto percentual em relação à taxa média de 2021, que era de 6,26% a.m.

O ano iniciou com taxa média, entre os bancos pesquisados, de 6,47% e finalizou com 7,56% a.m., variação positiva de 16,85%. O banco Bradesco foi o que apresentou a maior taxa média anual dessa modalidade, com 8,87% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 4,28% a.m.; uma diferença de 4,59 pontos percentuais, representando variação de 107,24%.

Cheque especial

A taxa média do cheque especial em 2022 foi de 7,96% a.m., indicando alta de 0,01 ponto percentual em relação à taxa média de 2021, que era 7,95% a.m.

Com base nos bancos pesquisados, o ano iniciou com uma taxa média de 7,96% e finalizou com 7,96% a.m.. Bradesco, Caixa Econômica Federal, Safra e Santander foram os bancos que apresentaram a maior taxa média anual dessa modalidade, com 8,00% a.m.; a menor taxa média anual foi a do Banco do Brasil, com 7,73% a.m.; diferença de 0,27 ponto percentual, representando variação de 3,49%.

O levantamento anual envolveu seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. O comparativo anual é efetuado com base nas pesquisas mensais realizadas pelo Procon-SP.

Veja a pesquisa completa

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/RTTXJURAnual-2022.pdf

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui