notícias & releases

Taxas de juros 2020 – balanço do Procon-SP

As taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial terminaram menores que no início do ano

Publicado em 18 de dezembro de 2020

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, aponta que as taxas médias do cheque especial e do empréstimo pessoal terminaram menores que as do início do ano. O cheque especial teve queda dos juros mais expressiva quando comparado com a taxa média do ano anterior. Um dos fatores que determinou essa queda foi a limitação de cobrança da taxa de juros para pessoa física em 8% ao mês, a partir de 06/01/20, estipulada na Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019 do Banco Central do Brasil.

Empréstimo pessoal

A taxa média do empréstimo pessoal em 2020 foi de 6,10% a.m., indicando decréscimo de 0,14 ponto percentual em relação à taxa média de 2019, que era de 6,24% a.m.

O ano iniciou com taxa média, entre os bancos pesquisados, de 6,17% e finalizou com 6,08% a.m., variação negativa de 1,46%. O banco Santander foi o que apresentou a maior taxa média anual dessa modalidade, com 7,89% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 3,86% a.m.; uma diferença de 4,03 pontos percentuais, representando variação de 104,40%

Cheque especial

A taxa média do cheque especial em 2020 foi de 7,84% a.m., indicando decréscimo de 5,33 pontos percentuais em relação à taxa média de 2019, que foi 13,17% a.m.

Com base nos bancos pesquisados, o ano iniciou com uma taxa média de 8,00% e finalizou com 7,91% a.m., variação negativa de 1,13%. Bradesco, Safra e Santander foram os bancos que apresentaram a maior taxa média anual de cheque especial, com 8,00% a.m.; a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 7,50% a.m.; diferença de 0,50 ponto percentual, representando variação de 6,67%.

O levantamento anual envolveu seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. O comparativo anual é efetuado com base nas pesquisas mensais realizadas pelo Procon-SP.

Veja pesquisa completa

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui