notícias & releases

Taxa média do empréstimo pessoal tem alta de 0,48%

É o que revela pesquisa do Procon-SP realizada em agosto

Publicado em 16 de agosto de 2021

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em agosto, a taxa média do empréstimo pessoal apresentou alta 0,48 p.p. em relação ao mês anterior. No cheque especial não houve alteração.

O levantamento, realizado em 2 de agosto, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% a.m., acréscimo de 0,03 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 6,29%, representando variação positiva de 0,48%.

A única instituição que alterou sua taxa foi a Caixa Econômica Federal, de 3,89% para 4,05% a.m., o que significa acréscimo de 0,16 p.p., variação positiva de 4,11%.

No Cheque Especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês. Não houve alteração das taxas praticadas pelas instituições. Desde fevereiro/21 essa taxa permanece a mesma.

O Procon-SP alerta que neste momento muitas famílias se encontram endividadas e recomenda que, caso o consumidor necessite recorrer a um empréstimo deverá sempre avaliar previamente se será possível honrar o contrato firmado com o credor.

Veja a pesquisa completa.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui