notícias & releases

Taxa média de empréstimo pessoal apresentou leve alta em maio

Pesquisa do Procon-SP aponta que a taxa dessa modalidade passou de 6,10% para 6,26% a.m.

Publicado em 10 de maio de 2021

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em maio, a taxa média do empréstimo pessoal apresentou alta em relação a abril e, a do cheque especial se manteve igual.

 

O levantamento foi feito em 5 de maio nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

 

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,26% a.m., acréscimo de 0,16 p.p em relação ao mês anterior, que foi de 6,10%. O único banco que alterou essa taxa em relação a abril foi o Itaú, que passou de 5,97% para 6,91%, uma variação positiva de 15,75%.

 

No cheque especial não houve alteração das taxas praticadas pelas instituições se mantendo igual ao mês anterior, 7,96% a.m.

 

O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês. A resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

 

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião reajustar, a partir de 06/05/21, a taxa Selic de 2,75% a.a para 3,50% a.a. Entretanto, como a pesquisa ocorreu anteriormente ao aumento da taxa básica, os dados coletados ainda não refletem a alteração promovida pelo COPOM.

 

Especialistas do Procon-SP orientam para que o consumidor evite utilizar o limite de cheque especial, já que as taxas, mesmo com a limitação da cobrança em 8%, continuam muito elevadas. Caso necessite de um empréstimo deve avaliar principalmente taxa em função do prazo do contrato, que pode variar significativamente de uma modalidade para outra, bem como, entre as instituições financeiras

Veja a pesquisa completa

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/RTTXJUROS0521.pdf

 

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui