notícias & releases

Superendividamento

É o tema do segundo episódio do podcast "É Direito do Consumidor"

Publicado em 18 de outubro de 2019

O segundo episódio do Podcast “É Direito do Consumidor” do Procon-SP, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, faz um alerta para o índice de endividamento. De acordo com levantamento da Federação do Comércio (Fecomércio), de cada dez famílias brasileiras seis estão endividadas.

A jornalista Giovana Cunha recebe o especialista do Programa de Atendimento ao Superendividado do Procon-SP, Diógenes Donizete Silva. Segundo ele, desde o início da crise econômica em apenas um ano, de 2015 a 2016, houve um aumento de 400% na procura do programa.

Também participa do bate-papo Rodrigo Tritapepe, advogado, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP e Coaching, ele destaca a importância da educação financeira na vida do consumidor na hora de decidir se a compra é necessária ou não.

Consumidores que pediram para não se identificar relatam situações de constrangimento devido ao superendividamento, os conflitos familiares, a necessidade de rever os gastos e de reduzir o padrão de vida para conseguir sair da condição de superendividado.

O Podcast traz ainda, dicas da psicóloga Daniela Chagas, sobre o que fazer em caso de endividamento e a necessidade de buscar ajuda profissional.

Você vai conhecer o caminho para se livrar das dívidas, o passo a passo para acessar o serviço oferecido pelo Procon-SP e as dicas de quem já esteve superendividado e hoje consegue administrar melhor a relação entre receita x despesa.

O Podcast “É Direito do Consumidor” traz toda semana um assunto diferente e é possível participar pelas redes sociais do @proconsp.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui