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Subaru e a Caoa comunicam recall de veículos

Modelos Subaru XV e Forester apresentam defeitos

Publicado em 1 de novembro de 2019

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos Subaru XV e Forester abaixo identificados. A Subaru e a Caoa Montadora de Veículos Ltda. deverão apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

 

Identificação dos veículos envolvidos

 

Modelo Subaru XV ano/modelo 2018 e 2019 data de fabricação: de 15/5/17 e 23/8/19 chassis (não sequenciais) de JG008077 a KG089805

 

Modelo Forester ano/modelo 2019 e 2020 data de fabricação: de 24/5/18 e 23/8/19 chassis (não sequenciais) de KG002033 a LG049942

 

No comunicado, a empresa informa que o material usado na fabricação da Válvula de Controle de Pressão do Cárter de Óleo (PCV) pode não ter a resistência necessária, podendo vir a quebrar com o tempo de uso. Já a bobina de ignição poderá sofrer um curto-circuito e ocasionar a queima do fusível, devido a uma falha na programação do módulo de controle do motor. A ocorrência desses problemas pode acarretar o não funcionamento do motor e a falta da assistência de frenagem. Consequentemente, o condutor necessitará de maior esforço e distância para que a frenagem seja executada e não será possível dar a partida do motor novamente. Quanto ao flexível de freio, devido a uma possível infiltração do fluido entre as camadas interna e externa da mangueira do flexível, poderá haver, ao longo do tempo, deformações na sua execução.

 

Como ação preventiva, a Subaru e a Caoa recomendam que, até a realização dos serviços necessários, que os proprietários fiquem atentos a dificuldades na partida e a possíveis irregularidades no funcionamento do motor e dos freios. Nesses casos, o cliente deverá entrar em contato imediatamente com uma concessionária autorizada mais próxima, levando o veículo para inspeções e verificações.

 

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca, a partir de 25/11, inspeção e eventual substituição da

Válvula de Controle de Pressão do Cárter de óleo (PCV) e dos flexíveis do freio, além da reprogramação do módulo eletrônico de controle do motor. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 2011.

 

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

 

O @proconsp mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

 

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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