notícias & releases

Subaru comunica recall de modelos XV e Forester

Veículos apresentam problema nas bobinas de ignição do motor

Publicado em 31 de maio de 2021

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos modelos XV e Forester abaixo identificados. A Subaru e a Caoa Montadora de Veículos Ltda. deverão apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Identificação dos veículos envolvidos

XV ano/modelo 2018 e 2019 data de fabricação: de 15/5/2017 a 2/9/2019 chassis (não sequenciasi) de JGOO8O77 a KGO90160

Forester ano/modelo 2019 e 2020 data de fabricação: de 24/5/2018 a 20/9/2019 chassis (não sequenciais) de KGOO2O33 a LGO52714

No comunicado a empresa informa que, sob certas condições, as bobinas de ignição podem ficar energizadas por tempo prolongado após o motor ser desligado. Com isso a bobina pode sofrer superaquecimentos frequentes, o que ocasionará degradação nos seus componentes. Esse defeito poderá provocar falhas no funcionamento do motor ou gerar curto-circuito interno na bobina e queimar o fusível de proteção do sistema, desligando o motor com o veículo em movimento e impedindo que ele dê partida novamente. Nestas condições poderão acontecer acidentes graves ou fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros.

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca, a partir de 21 de junho, a troca das quatro bobinas de ignição do motor. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site recall.subaru.com.br

A empresa recomenda aos proprietários dos veículos envolvidos que fiquem atentos a falhas no funcionamento do motor e/ou eventuais dificuldades na sua partida. Nesse caso, deverão entrar em contato imediatamente com a oficina autorizada da marca, levando o veículo para inspeções, verificações e para a troca das peças eventualmente avariadas, desde que a irregularidade seja consequência deste defeito.

 

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui