notícias & releases

Sua conta de energia veio alta?

Valores cobrados a mais serão deduzidos; fique atento às dicas do @proconsp para economizar e reduzir os gastos

Publicado em 29 de maio de 2020

Como medida para reduzir o número de funcionários nas ruas durante a pandemia da covid-19, a Enel – distribuidora que atua em São Paulo – desde o começo de abril, passou a oferecer o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço, autorizado pela agência reguladora, permite que o próprio consumidor informe à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor por meio de uma foto. Para aqueles que não aderirem, a cobrança é feita pela média dos últimos meses.

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a Enel afirmar que em caso de cobrança a mais deduzirá o valor nas próximas contas, o consumidor que discordar ou não reconhecer a cobrança, pode registrar reclamação no @proconsp.

 

Em razão de algumas reclamações sobre contas elevadas, @proconsp e Enel estão em tratativas pela volta dos funcionários que fazem a leitura do consumo de energia nas residências.

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a Enel prometer que o valor será deduzido nas próximas contas, caso o consumidor discorde com a cobrança, pode registrar reclamação.

Como reclamar e obter orientações

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo:

* deixe as janelas abertas e aproveite ao máximo a temperatura e a luz natural ao longo do dia;
* regule o tempo do banho e o uso do ferro de passar;
* dê preferência aos produtos in natura para facilitar o cozimento;
* para que tem criança, estimule o uso de brincadeiras que não demandem uso de energia.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui