notícias & releases

Secretário da Justiça

Diretores do Procon-SP apresentaram as principais ações dos primeiros sete meses da nova gestão

Publicado em 26 de setembro de 2019

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, esteve no Procon-SP na manhã de hoje (26/9) para uma reunião de trabalho com o diretor executivo, Fernando Capez, os diretores adjuntos e assessores técnicos e executivos. Foram apresentadas as principais ações e um balanço dos primeiros sete meses da atual gestão.

Sobre a Diretoria de Assuntos Jurídicos, representada pela diretora Maria Cristina Favoretto, o secretário foi informado que houve um aumento no ritmo do trabalho, com uma baixa expressiva dos processos remanescentes da antiga gestão, o que resultou no aumento na arredação do Procon-SP.

Em seguida, o diretor de Relações Institucionais, João Silvestre Bôrro, informou que nesses primeiros sete meses foram realizados 44 novos convênios com Procons municipais, ressaltando que em 2018 apenas dois novos convênios foram firmados. O dado aponta para um aumento de consumidores atendidos, fornecedores orientados e estabelecimentos fiscalizados.

O diretor de atendimento, Rodrigo Tritapeppe, trouxe os dados de sua diretoria, chamando a atenção para um total de mais de 136 mil atendimentos realizados até agosto, com um índice de solução de 79% na primeira fase da reclamação. Ressaltou que houve um aumento nos atendimentos realizados nos Centros de Integração da Cidadania (CICs) e destacou algumas ações de orientação: direitos dos passageiros nos aeroportos, orientação sobre a Black Friday, entre outras.

O diretor da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, Marcus Vinícius Comenali Pujol, esclareceu sobre o Projeto Saber Consumir, que capacita educadores da rede estadual e municipal para abordarem o consumo consciente com os seus alunos; sobre as palestras realizadas regularmente pelos especialistas do Procon-SP, que atingiram mais de 5 mil consumidores na capital; sobre o Congresso Internacional, evento acessível que teve mais de mil pessoas presentes e ainda sobre os vídeos de conteúdo educativo.

Sobre a fiscalização do Procon-SP, o diretor Carlos César Marera deu informações sobre as mais de 20 mil operações realizadas nos primeiros sete meses de gestão, com destaque para 292 milhões em multas aplicadas e ações especiais, como operação gambiarra, Copa América, pizzaria a vallets.

Na ocasião, foram apresentados ainda os vídeos de conteúdo institucional produzido pela equipe de comunicação e o do novo site do Procon-SP.

Estiveram presentes também o chefe de gabinete, Guilherme Farid; o diretor de administração e finanças, Claudio de Sousa Basil; o ouvidor Marcus, Vinicius Bruno Francisco; e os assessores Daniel Vitória, Guido Bernardini, Jéssica Sato Corradini, Juliana Barros, Mara Joana Figueiroa Bennati, Mário Sérgio de Mello Ferreira, Mayara Bruno Turquetti, Nilton Vieira Miranda e a assessora de comunicação Giovana Cunha e equipe. 
 
 
 
 
 
Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui