notícias & releases

Saber Consumir em Caraguá

Publicado em 31 de outubro de 2017
A capacitação dos coordenadores de ensino nas escolas municipais aconteceu em agosto. Na ocasião a coordenadora regional da Fundação Procon-SP, Maria Augusta Pontes Cardoso, e o especialista em Direito do Consumidor da Fundação Procon-SP, Marcelo Neves, destacaram a importância da parceria com a Secretaria de Educação nesse projeto. “A ideia é que os professores sejam multiplicadores do ‘Saber Consumir’ em suas respectivas disciplinas discutindo a relação de consumo dentro da escola e em família”, explicou Maria Augusta.
 
 
No curso elaborado pela Fundação Procon cada professor recebeu o kit do Projeto Saber Consumir com um DVD com os temas Introdução à Educação para o Consumo, Saúde e Segurança, Vida Financeira e Produtos e Serviços e três apostilas – Manual do Multiplicador, Código de Defesa do Consumidor e Caderno de Atividades.
 
O projeto agora já entrou numa segunda etapa que é a disseminação do conhecimento adquirido entre os professores da rede municipal. A hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) está sendo aproveitada nesse sentido para que já no próximo ano, o tema faça parte da grade curricular das escolas, 28 escolas municipais de ensino fundamental, em Caraguatatuba deverão aplicar o programa.
 
Para o diretor do Procon Caraguatatuba, Aliex Moreira, a intenção é mostrar aos alunos seus direitos como consumidores, contribuir para evitar o endividamento e manter a economia doméstica equilibrada pesquisando preços de alimentos, de equipamentos eletroeletrônicos, roupas e outros produtos, para que não incorram em endividamentos. 
 
Para Marcelo Fiorese Gonçalves – diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP – esse é o objetivo dos cursos de capacitação: formar multiplicadores para disseminar ideias que levem o cidadão a adotar uma rotina de consumo saudável e sustentável. O exemplo de Caraguatatuba poderia ser seguido em toda a rede pública de ensino, estadual ou municipal, incluindo as questões que envolvem o consumidor na grade curricular desde o seu planejamento.
 

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui