notícias & releases

Reunião sobre Patinetes

Procon-SP, Senacon e empresas discutem a segurança desse modal de transporte

Publicado em 15 de maio de 2019
Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, reuniram-se hoje (15/5) com as principais empresas que alugam patinetes elétricos para discutir as novas regras de uso desse meio de locomoção. O objetivo da reunião foi estabelecer mais segurança na utilização dos patinetes elétricos.
 
O Procon-SP, por meio da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, produzirá material de orientação voltado ao consumidor sobre os riscos no uso de patinetes elétricos e qual a forma de evitar se expor a riscos.
 
Daqui a dez dias, será realizada nova reunião com essas empresas para formalizar um termo de cooperação em que elas se comprometerão a informar seus consumidores de forma ostensiva, clara e adequada sobre os riscos na utilização do serviço, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Fixado os parâmetros em São Paulo, Procons de outros estados e municípios poderão adotá-los.
 
Fernando Capez ressaltou que, uma vez que a prefeitura regulamentou o uso desse modal, toda vez que houver uma violação das regras fixadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o Procon-SP será comunicado e avaliará se há responsabilidade da empresa para multá-la ou não.
 
Estiveram presentes na reunião o secretário nacional do consumidor, Luciano Timm, do Ministério da Justiça; André Kwak, Eduardo Lima Junior e Rebeca Moares, da Grow; Alinie Moreira e Luciana Nicola, do Itaú; Felipe Daud, da Lime; Marcos Bigongiari, da Scoo; Juliana Minorello e Mauricio Villar, da Tembici. E representando a Fundação, Fernando Capez, diretor executivo; Guilherme Farid, chefe de gabinete; Marco Antônio Araújo Júnior, assessor-chefe; Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento; Carlos César Marera, diretor de fiscalização; Giovana Cunha, coordenadora de comunicação e equipe.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui