notícias & releases

Recall Zydus

Medicamento Transamin apresenta risco de contaminação com fragmento de tinta na região da ampola

Publicado em 19 de agosto de 2019
O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall da Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
A farmacêutica alerta que o medicamento Transamin (Ácido Tranexâmico), na apresentação da solução injetável 50MG/ML, Lote 0119.020, apresenta risco de contaminação, devido a fragmento de tinta, que demarca o local de quebra da ampola, entrar em contato com o produto.
 
Recomenda-se, a quem adquiriu o lote do medicamento, a mantê-lo em sua embalagem original, bem como a não utilizá-lo. A farmacêutica deve proceder ao recolhimento do produto, substituindo-o ao consumidor ou ressarcindo os valores pagos. A empresa disponibiliza o telefone 0800 282 99 11.
 
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.