notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Veículos apresentam problemas no eixo de mudança de marcha

Publicado em

A SVB Automóveis do Brasil Ltda. convocou, nesta quinta-feira (23/3), os proprietários dos veículos Suzuki, modelo Grand Vitara, equipados com transmissão manual, fabricados entre junho de 2008 e junho de 2013, com números de chassis (não sequenciais) de 00001 a 11847, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 3/4/17, a substituição do eixo de mudança de marchas.

No comunicado, a empresa informa ter detectado uma não conformidade na fabricação do eixo de mudança de marchas da transição manual, podendo do ocasionar a quebra do eixo durante o uso. Este defeito, provocará a perda da capacidade de mudança de marchas, com risco de acidentes e danos graves e/ou fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Para agendamento e mais informações, a Suzuki disponibiliza o telefone 0800 770 3380, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e o site www.suzukiveiculos.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação