notícias & releases

Recall Porsche

Modelos Panamera e Cayenne - Bucha de plástico instalada na alavanca seletora não tem durabilidade apropriada

Publicado em 20 de agosto de 2019
O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos Porsche Panamera e Cayenne abaixo identificados. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
Identificação dos veículos envolvidos
 
Modelo Panamera (970) ano/modelo 2010 – 2016 data de fabricação: entre 20/8/08 e 13/9/16 chassis iniciais WP0AA29, WP0AA2A, WP0AB29, WP0AB2A, WP0AC29,WP0AC2A, WP0AF29, WP0BC29 e WP0ZZZ9
 
Modelo Cayenne (9PA) ano/modelo 2003 – 2010 data de fabricação: entre 23/7/02 e 5/2/10 chassis iniciais WP1AA29, WP1AB29, WP1AC29 e WP1ZZZ9
 
No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de ter sido instalada uma bucha de plástico na alavanca seletora que não tem a durabilidade apropriada e que, consequentemente, poderá quebrar-se em função das forças exercidas durante o engate e desengate do intervalo de marchas na transmissão.
 
Este defeito poderá prejudicar a conexão entre a alavanca seletora e a transmissão do produto, ocasionado falhas como: o intervalo de marchas de transmissão escolhido poderá não ser selecionado corretamente; se a alavanca seletora estiver na posição “P” no momento da falha, e o freio de estacionamento não estiver acionado, o veículo poderá mover-se da posição em que se encontra, aumentando os riscos de danos patrimoniais ou danos físicos ao condutor, passageiros do veículo e terceiros.
 
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca, a partir de 1º de setembro, a substituição da referida peça por uma bucha de plástico otimizada. Para mais informações a empresa disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br
 
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação