notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Toyota comunica recall de veículos Lexus IS 300 por problema no airbag

Publicado em

A Toyota do Brasil convocou nesta quarta-feira (18/1), os proprietários dos veículos Lexus IS 300, abaixo identificados, a agendarem reparo do airbag do lado do passageiro dianteiro junto a uma concessionária da marca.

 
MODELOPERÍODO DE FABRICAÇÃO
CÓDIGO ALFANUMÉRICO
Nº DE SÉRIE DOS CHASSIS
Lexus IS 300
15/2/2012 a 14/9/2012
JTHBG2626*
C5002916 – C5003137
D5003141 – D5003379


No comunicado, a empresa informa que constatou a degradação de um componente químico do deflagrador do sistema de airbag do lado do passageiro dianteiro após longos períodos de exposição do veículo a altas temperaturas e umidade do ar. Esta degradação torna o airbag mais suscetível de romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa do airbag, podendo causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao passageiro e ao demais ocupantes do veículo.

A Toyota apresenta como solução duas etapas para correção do problema: uma com início no dia 19 de janeiro de 2017 para a desativação do airbag do lado do passageiro dianteiro e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária deste airbag e outra com início no dia 3 de abril de 2017 para a substituição do deflagrador, com a reativação do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 539 8727 e o site www.lexus.com.br.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação