notícias & releases

General Mills comunica recall de creme de cebola Kitano

A General Mills Brasil Alimentos Ltda. comunicou nesta sexta-feira (7/4), o recolhimento do creme de cebola Kitano, comercializado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com data de vencimento em 1/3/18, embalagens de 65g do lote S4LH7C6, produzidas no horário entre 01h20 e 16h30 do dia 6/3/17.

No comunicado a empresa esclarece que nas embalagens deste lote não consta as informações que o produto contém soja, potencial alergênico e, também, a possível presença de leite e ovos em sua fórmula.

A Kitano orienta aos consumidores alérgicos à soja, ou que não tenham certeza disto, a não consumir o produto, guardar a embalagem e entrar em contato pelo telefone 0800 770 1629 ou pelo e-mail sac.kitano@genmills.com . A empresa irá realizar a troca ou reembolso.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Os consumidores que tiver algum problema causado pelo produto poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui