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Recall Jaguar

Jaguar comunica recall dos veículos XF e XJ por problema na polia do motor

Publicado em 4 de julho de 2016

A Jaguar Brasil convocou nesta segunda-feira (4/7) os proprietários dos veículos Jaguar XF, anos/modelos 2013 a 2015, chassis SAJKC05M8DPS50936 a SAJWAOFS7FPU88784, fabricados de 29 de maio de 2012 a 24 de agosto de 2015; e XJ, anos/modelos 2013 a 2015, chassis SAJAA22M4DPV34128 a SAJAA2OM0FPV90864, fabricados de 20 de março de 2012 a 21 de julho de 2015, todos equipados com motor GTD1 2.0 a comparecer a uma concessionária Jaguar para realizar gratuitamente a substituição da polia do motor e do parafuso de fixação.

No comunicado, a empresa informa que em caso de folga ou desprendimento da polia do motor, o acionamento do alternado, bomba d’água, ar-condicionado e direção hidráulica pode falhar. Como resultado, o motorista pode constatar o aquecimento de luz de mau funcionamento no painel de instrumentos seguida da redução de assistência de direção hidráulica. Apesar da direção permanecer funcional, haverá a necessidade de maior esforço para manobras rápidas, aumentando o risco de acidentes o que poderá causar danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Para mais informações, a Jaguar disponibiliza o telefone 0800 729 1420, o e-mail cliente@jaguarbrasil.com.br e o site www.jaguarbrasil.com.br.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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