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Recall Hyundai Azera Sonata

Publicado em 21 de fevereiro de 2018
A CAOA Montadora de Veículos Ltda., importadora e distribuidora oficial dos veículos Hyundai produzidos pela Hyundai Motor Company, convoca nesta quarta-feira (21/2) os proprietários dos veículos Azera (ano/modelo 2007 a 2010) e Sonata (ano/modelo 2007) – datas de fabricação e chassis não sequenciais abaixo identificados – a comparecerem a uma concessionária autorizada para substituição do Kit Relê do ABS.
 
Chassis envolvidos (não sequenciais)
Azera – ano de fabricação 2007 a 2010 3.3 L – chassis KMHFC41DP7A200914 a KMHFC41DBBA559875
 
Sonata (duas unidades envolvidas) – ano de fabricação 2007 3.3L – chassis KMHEU41FP8A502587 a KMHEU41FP8A502592
 
No comunicado a empresa informa que, devido a uma falha na caixa de fusíveis instalada no compartimento do motor, alguns dos componentes podem apresentar resistência alta, ocasionando uma anomalia elétrica no módulo do sistema de freios ABS. O ABS pode não funcionar corretamente, levando à perda de assistência e gerando riscos em frenagens bruscas, com a possibilidade de travamento das rodas e risco de colisões. A empresa esclarece que com a falha, o sistema de frenagem funciona operando como um sistema convencional.
 
Primeira fase do recall – 26 de fevereiro
A empresa convoca os proprietários a entrarem em contato com uma concessionária credenciada, a partir de 26 de fevereiro, para efetuarem o cadastro e agendamento da primeira fase do recall, quando será efetuado reparo intermediário preventivo com a inspeção e, se necessária, substituição dos fusíveis.
 
Segunda fase do recall – 2 de julho
A empresa está providenciando a produção de um kit de novas peças para solucionar permanentemente o problema. A segunda fase do chamamento será realizada a partir de 2 de julho, quando os proprietários deverão novamente entrar em contato com a rede credenciada.
 
Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 3355 e o site https://hyundai-motor.com.br/pos-venda/recalls
 
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Atenção Consumidor

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