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FCA comunica recall de veículos Jeep Wrangler por problema no sistema de air bag e cintos de segurança

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A FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. convocou nesta quinta-feira (12/1), os proprietários dos veículos Jeep Wrangler, ano/modelos 2016, com números de chassis não sequenciais de 1C4BJWDG2GL117037 a 1C4BJWAG1GL326399, a agendarem o comparecimento a uma das concessionárias da rede Jeep para que seja providenciada, gratuitamente, a inspeção e o ajuste de fiação dos sensores de impacto dianteiros do sistema de airbag e pré-tensionadores dos cintos de segurança.

No comunicado, a empresa informa que tal fiação pode não ter sido configurada corretamente, podendo ocasionar o não acionamento do airbag e pré-tensionadores dos cintos de segurança em caso de colisão, aumentando os riscos de danos físicos e materiais ao motorista e aos passageiros.

Para mais informações, a Jeep disponibiliza os telefones 0800 703 7150 e o website www.jeep.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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