notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

FCA comunica recall de Jeep Compass por problema nos sistemas de airbag e cintos de segurança

Publicado em
A FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. dando continuidade à campanha de chamamento iniciada em 30/9/16, convocou, nesta segunda-feira (14/8), os proprietários dos veículos Jeep Compass modelos 2010, 2012, 2013 e 2014, com número de chassis (não sequenciais) de 1C4NJCAA5DD177721 a 1C4NJCAA0ED927530, a agendarem junto a uma concessionária da rede Jeep, a substituição do módulo de controle (ORC) dos sistemas de airbag e pré-tensionador dos cintos de segurança do motorista e do passageiro do banco dianteiro.
 
No comunicado, a empresa informa ter detectado que alguns módulos podem apresentar falha elétrica em seu circuito eletrônico. Este defeito poderá ocasionar o não funcionamento do airbag e do pré-tensionador dos cintos de segurança do motorista e do passageiro do banco dianteiro em caso de colisão, aumentando os riscos de danos físicos ao motorista e ao passageiro do banco dianteiro.
 
Para agendamento e mais informações, a FCA disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação