notícias & releases

Recall de pneus

Publicado em 22 de janeiro de 2018
A Cooper Tire convocou, neste domingo (21/01), os consumidores que adquiriram pneus Cooper Classic, Cooper CS1, Cooper Discoverer ATR, Mastercraft A/S IV, Mastercraft AST ou Starfire 380 a realizar a substituição dos pneus indicados na figura abaixo.
 
 
No comunicado, a empresa informa que devido a um componente incorreto no composto da borracha, os pneus afetados podem apresentar ruído audível, condições insatisfatórias durante a condução, separação do cinturão ou distorção na banda de rodagem, que, se não identificados, podem levar à perda de controle do veículo e acidente.
 
A empresa informa ainda que os pneus afetados devem deixar de ser utilizados imediatamente.
 
Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 799 9930 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h), o e-mail coopertirebrasil@coopertire.com ou os distribuidores locais da marca.
 
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui