notícias & releases

Recall de notebooks Lenovo

Lenovo comunica recall de notebooks ThinkPad X1 Carbon 5ª geração

Publicado em 28 de fevereiro de 2018
A Lenovo Tecnologia Brasil Ltda. convocou, nesta quarta-feira (28/2), os proprietários dos computadores portáteisThinkPad, modelo X1 Carbon, 5ª Geração, tipos 20HQ, 20HR, 20K3, 20K4, produzidos entre dezembro de 2016 e outubro de 2017, a entrarem em contato com o fabricante para inspeção de seus computadores.
 
No comunicado, a empresa informa ter detectado que, em casos raros, alguns parafusos podem se soltar internamente e, se em contato ou constante atrito com a bateria, há risco de superaquecimento e danos na superfície externa do computador portátil, com possibilidade de explosão/incêndio.
 
A empresa orienta para que o uso dos computadores envolvidos nesta campanha seja suspenso e que os mesmos sejam desligados imediatamente. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 701 4815, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e o site www.lenovo.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui