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Recall de airbag aumenta 100%

Comparação é entre o primeiro semestre de 2016 e o mesmo período em 2015

Publicado em 6 de julho de 2016

Levantamento feito pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, aponta que no primeiro semestre de 2016 dos 53 de recalls de veículos realizados, 14 foram nos sistemas de airbag. Um aumento de 100% em relação ao mesmo período de 2015 quando, de 57 recalls registrados, sete foram de airbags. Já o balanço da indústria automobilística brasileira no primeiro semestre aponta queda de 25,4% no licenciamento de autoveículos novos: foram 983,5 mil unidades este ano contra 1,32 milhão em 2015.

No período de janeiro de 2015 à junho de 2016 foram realizadas 171 campanhas de recall de veículos, sendo 35 (20%) referentes à sistemas de airbag. Em relação ao número de afetados a participação dos recalls de airbags foi de 53%, de um total de 3.735.098 veículos, 1.956.045 foram chamados por este tipo de defeito.


Primeiro semestre de 2016

Entre janeiro e junho deste ano as 53 campanhas de recalls de veículos atingiram um total de 877.926 automóveis, destes 567.307 (64%) tinham problemas com airbags.


O que é recall?

O recall é um chamado que as empresas fazem quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que ‘O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança’.

O CDC determina que o fornecedor que verificar algum defeito após a colocação do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores. Além disso, qualquer pessoa pode comunicar o fornecedor, Procon ou demais autoridades sobre acidentes de consumo. Todos os recalls devem ser amplamente divulgados em mídias de grande circulação. O Procon-SP divulga regularmente qualquer tipo de recall registrado.

Com o intuito de conscientizar o consumidor sobre a importância de atender aos os chamados dos fornecedores para o reparo ou troca de produtos, o Ministério da Justiça lançou a campanha “recall: direito seu e dever do fabricante”. A campanha foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC) – grupo do qual o Procon-SP é integrante.


Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção consumidor

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