notícias & releases

Recall bicicletas Specialized

Produto apresenta problema na fixação da roda traseira

Publicado em 18 de outubro de 2016

A Specialized convocou, nesta terça-feira (18/10), os proprietários das bicicletas SW VENGE VIAS D12 e VENGE VIAS PRO, da linha 2016, a entrarem em contato com um revendedor autorizado para substituição da gancheira traseira.

 
No comunicado, a empresa informa que a roda traseira pode se desprender, danificando o triângulo traseiro e expondo o consumidor a riscos de acidente com a sua queda.
 
A empresa orienta para que o usuário suspenda imediatamente o uso da bicicleta até que o reparo seja executado. Para mais informações disponibiliza o e-mail posvendabr@specialized.com e o site www.specialized.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
            § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção consumidor

A sua reclamação é sobre alguma dessas empresas?

COMGÁS
SAMSUNG
VIA VAREJO (Casas Bahia, Extra.com.br, Ponto Frio)
VIVO